As intervenções na avenida acontecem na região do bairro Morada do Vale e visam a garantir mais segurança ao trânsito local
As obras de melhoria no trânsito da avenida Minas Gerais, próximo ao bairro Morada do Vale, já estão em fase de conclusão. A sinalização vertical da região já foi instalada, faltando apenas as placas indicativas de destino para os visitantes. Já a sinalização horizontal, que inclui a pintura das faixas de pedestres, está em andamento, bem como a parte de paisagismo (jardinagem) do local.
A rua Lopes de Souza ainda será beneficiada com um redutor de velocidade (saída da rua Lopes de Souza sentido avenida Minas Gerais), e há a previsão da correção e revitalização de faixa elevada para pedestres nas proximidades de um laboratório.
Quem passou por lá já deve ter notado que a avenida Minas Gerais ganhou três redutores de velocidade: um nas proximidades do cruzamento com a rua Joaquim Faria Salgado, logo em frente a um restaurante (sentido bairro/centro); outro nas proximidades da rua Manoel Cordeiro da Silva (sentido bairro/centro); e mais um nas proximidades da rua Lopes de Souza.
A avenida também ganhou uma terceira faixa, o que promoveu o alargamento da via. Para isso, parte do canteiro divisor da avenida Minas, no trecho entre a rua Lopes de Souza e avenida Lisboa (no sentido centro/bairro), foi removido, para facilitar a conversão de veículos à esquerda.
Do outro lado da pista, quem vem da avenida Lisboa (sentido avenida Minas Gerais), nas proximidades de um posto de combustível, já não pode mais atravessar a avenida. Agora, o condutor tem a opção de virar à direita na avenida Minas Gerais (sentido Centro) ou de retornar pela avenida, na sua junção com a rua Lopes de Souza.
E não para por aí. Para garantir mais segurança ao trânsito do local, também foram construídas ilhas canalizadoras, a fim de auxiliar na ordenação do trânsito, e um refúgio central nas faixas de pedestre (área protegida por meio fio em que os pedestres aguardam para a travessia).