Além da equipe da Prefeitura, outras três empresas estão envolvidas nos trabalhos; obras podem ser finalizadas em até 45 dias
Se você acompanha o DRD há um bom tempo, já deve ter visto por aqui alguns relatos acerca da lagoa do bairro Castanheiras. Porém tais relatos costumavam ser negativos, pois o local já esteve em condições precárias. É também o que nos conta Rosane Santos, vendedora de água de coco e moradora da região:
“Esta lagoa parecia um pântano. Muito esgoto, fezes; os peixes chegaram a morrer aí. Não tinha nada, só mato”, comentou a moradora. Mas agora o clima parece ser de boas expectativas, pois, ao saber que falta pouco para a finalização das obras, Rosane Santos já planeja aproveitar o local atrativo e bem cuidado para vender bastante água de coco. “Vou estar só a alegria! Só esperando vocês virem comprar água de coco na minha mão”, se anima.
Planejamento e investimento
A obra de revitalização da lagoa do Castanheiras começou no início de 2021. Portanto esta etapa faz parte de um programa já existente no município em favor das lagoas dos bairros Ipê, Lagoa Santa, Pérola e Castanheiras.
De acordo com o secretário-adjunto de obras, Jadson Ildeu Silva, a estimativa de custo está em torno de R$ 1 milhão. Ainda de acordo com ele, os trabalhos são uma iniciativa do próprio município. Ou seja, esta verba vem diretamente do tesouro público municipal. Aliás o secretário dá detalhes sobre o que já foi feito:
“Em primeiro plano foi a limpeza do local. Posteriormente foram implantadas as obras de pista de caminhada. Foram também edificados dois decks, que já estão sendo encerrados; ambientes de convivência para a comunidade local, áreas verdes gramadas e atividades de paisagismo que vão trazer um impacto visual lindo para esta comunidade. Eu não tenho dúvidas de que esta vai ser uma das regiões mais bonitas e mais frequentadas de Valadares”, destaca.



Limpeza da água
Contudo as pessoas que transitam diariamente pela região já devem ter notado o atual aspecto da água lagoa. Mas Jadson Ildeu conta que a imagem esverdeada e um pouco suja faz parte do processo. Então para solucionar esta fase, será implementado um mecanismo que movimenta e oxigena a água.
“Nós estamos encerrando, agora, a fase para adaptação e implantação dos aeradores aqui na lagoa. Os aeradores vão gerar movimento nas águas, vão oxigenar as águas e vão gerar um efeito visual muito bonito, sobretudo no horário noturno”, pontua.

Vantagens para a comunidade e para o meio ambiente
Também para o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ivan Fialho, a revitalização da lagoa resulta em incontáveis benefícios à população e à vida aquática do lugar, já que esta não é uma lagoa artificial.

Dessa forma, ele reforça o quanto a obra contribuirá para o bem comum e pede a todos que cuidem com carinho do espaço.
“Este é um trabalho que nos dá uma satisfação muito grande de entregar um equipamento público à comunidade. O nosso apelo é que a comunidade se apodere disso aqui como pertencente deles. Para um espaço de fim de tarde, de confraternização, de sociabilização, e que a ocupação deste espaço venha minimizar os impactos negativos, de degradação ambiental”, ressalta.
A lagoa esta localizada à avenida Getúlio Vargas, próximo aos Correios.















