A obra terá um investimento aproximado de R$ 155 milhões, gerando cerca de 550 empregos diretos e indiretos
Após três meses de paralisação, a obra de captação de água no rio Corrente será retomada, de forma gradual, em Governador Valadares. A obra está na fase de instalação da adutora, de aproximadamente 9 quilômetros, que levará água do rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro.
Acompanharam a retomada das obras o prefeito André Merlo (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Avelar, o deputado federal Hercílio Diniz (MDB) e o diretor do SAAE, Coronel Siqueira.
A adutora terá capacidade de fornecer 900 litros de água por segundo, atendendo a quase 100% da demanda da população. Quem assegura é a Fundação Renova, que é responsável pela obra.
De acordo com a Renova, a suspensão da obra aconteceu em razão da pandemia do coronavírus, que atingiu setores da construção civil.
“Encerramos as atividades com o consórcio contratado em fevereiro deste ano. O processo de seleção está em fase avançada e a previsão é que a empresa esteja em campo no segundo semestre. É importante destacar que as obras nunca estiveram paralisadas fora do contexto da Covid-19. As construções de aduelas sob a linha férrea e a linha de transmissão são frentes essenciais”, explicou Fredy Brito, gestor de projetos da Fundação Renova.
A retomada dos trabalhos foi avaliada pelo Comitê Gestor da Covid-19 e aprovada pela Fundação Renova, estabelecendo ações que mitigam a possibilidade de contágio ou proliferação do coronavírus.
O retorno das atividades na obra da adutora acontece em etapas, com um número reduzido de trabalhadores, para evitar aglomerações, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O deputado federal Hercílio Diniz esteve junto com a comitiva que acompanhou a retomada das obras. “Fui convidado para ver de perto a retomada das obras no local onde será feita a nova captação de água no rio Corrente, em Valadares. Em meu mandato, venho acompanhando o andamento dessa obra importante para o município e, ao mesmo tempo, cobrando para que a nova captação fique pronta o mais rápido possível”, comentou o deputado.
Toda obra é acompanhada por uma comissão técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A previsão é de que a captação alternativa seja entregue no primeiro trimestre de 2021.