Obras da nova adutora para captação de água em Valadares estão paradas

As obras de instalação da adutora de captação alternativa de água do rio Corrente para Governador Valadares, previstas para serem concluídas em 2021, estão paralisadas. Um vídeo publicado nesta semana nas redes sociais mostra tubos da adutora tampados com madeira. O vídeo foi gravado em Ilha Brava, pequeno povoado próximo ao distrito de Baguari, em Governador Valadares.

Em nota, a Fundação Renova, entidade responsável pela obra, informou que fará a substituição do consórcio contratado para a construção da adutora em Valadares. O motivo da substituição do consórcio não foi explicado.

Obras não avançam

O vídeo com duração de 2 minutos foi gravado por Saturnino Lopes, que mora em Governador Valadares. Saturnino afirma no vídeo que a obra se encontra paralisada.

“Fui convidado por alguns amigos que moram na Ilha Brava para ver de perto o andamento das obras. Chegando lá, não tinha ninguém trabalhando, nenhuma máquina por perto. Me falaram que a empresa que estava responsável pela obra rescindiu o contrato com a Renova e foi embora. Essa obra é uma enganação”, disse Saturnino para a reportagem do DRD.

O cronograma das obras da captação alternativa de água em Governador Valadares começaram no dia 13 de julho de 2018. As obras até então estavam na fase de instalação da adutora, que terá 35 km de extensão, ligados através de 37 mil metros de tubos.

Pelo que consta no projeto apresentado pela Fundação Renova na época, os tubos levarão água do rio Corrente até as Estações de Tratamento de Água Central, Vila Isa e Santa Rita.

O que diz a Fundação Renova

O DRD também procurou a Fundação Renova para dar um posicionamento sobre as obras. Conforme a entidade, será feita a seleção de uma nova empresa para dar continuidade à instalação da adutora.

“Visando garantir os compromissos determinados no TTAC, a Fundação Renova informa que fará a substituição do consórcio contratado para a construção da adutora em Governador Valadares. A seleção de uma nova empresa tem por objetivo garantir o melhor desenvolvimento estabelecido para a entrega. A nova empresa responsável pela obra será informada em breve”, informou a entidade.

Assista ao vídeo enviado por Saturnino Lopes ao DRD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM