O agronegócio brasileiro vem registrando grandes resultados nos últimos meses. Para manter este desempenho, a estrutura rural precisa estar bem funcional. Além da área de cultivo, equipamentos e maquinários devem estar em ótimo estado de conservação e funcionamento. Parte significativa dos veículos no campo dependem de manutenção preventiva e de um bom jogo de pneus agrícolas. Esses itens participam direta e decisivamente do sucesso do agronegócio – um dos principais motores da economia nacional. Então é importante os usuários desse acessório estarem a par de algumas curiosidades sobre as características e o uso dos pneus. Confira algumas dicas de manutenção:
1. Pneus agrícolas podem operar com água
Os pneus agrícolas para tratores podem garantir um bom equilíbrio entre peso e potência com o uso de água – o chamado lastro líquido. Desta maneira, fica mais fácil assegurar uma boa tração do veículo, reduzindo a patinagem e reduzindo o consumo de combustível.
2. Versatilidade
Além de auxiliar na regulagem do lastro, os pneus cumprem um importante papel: eles auxiliam tratores na adaptação da distância entre o centro das rodas (bitola) e possibilitam o tráfego nas entrelinhas de variadas culturas e o acoplamento de diversos implementos.
3. Diversidade
Nem todos os pneus agrícolas são iguais. Há uma diversidade no grupo desse item tão importante, que pode ser dividido em cinco tipos:
• Diagonais – Têm a carcaça com as lonas sobrepostas em diferentes ângulos. Essa variação forma um desenho diagonal. Esse modelo tem alta resistência a impactos e elasticidade.
• Radiais – As lonas desses pneus são dispostas no sentido radial da circunferência. Essa especificação permite mais resistência à banda de rodagem e restringe seu crescimento, dando estabilidade às barras durante a rodagem. Os modelos radiais são compostos por lonas de poliéster ou de nylon. Esse material gera menor resistência a impactos, mas aumenta o rendimento quilométrico.
• Alta Flutuação – Esses são os famosos pneus rebaixados. A característica principal é a menor secção e as maiores larguras. As operações com os pneus de alta flutuação ajudam a minimizar a compactação do solo para não interferir no crescimento das raízes saudáveis.
• De implemento – São pneus usados em rebocadores, como vagões, tratores de plantio e semeadoras. Outra peculiaridade desse tipo de pneus são as raias longitudinais, que contribuem para melhorar a dirigibilidade.
• Florestais – São apropriados para operações em áreas com objetos cortantes, como galhos e pedras muito comuns em áreas florestais. Esses pneus têm uma estrutura reforçada, capaz de aumentar sua resistência a avarias.