O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais terá novos dirigentes a partir da próxima quarta-feira (15 de junho). O desembargador Maurício Soares, caratinguense, será o novo presidente, e o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini o vice-presidente e corregedor. Eles exercerão os cargos até junho de 2023.
A solenidade será realizada no auditório do TRE em Belo Horizonte, com limitação de convidados. O evento terá início às 17h e será transmitido ao vivo no canal do Tribunal no YouTube. Os desembargadores Maurício Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini foram eleitos em sessão da Corte Eleitoral mineira no dia 5 de abril.
Nascido em Caratinga/MG, o desembargador Maurício Torres Soares é graduado em Direito pela PUC/MG. Desde 1993, integra a magistratura mineira, tendo passado pelas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Em 2015, foi promovido a desembargador no TJMG. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros entre 2016 e 2018.
O desembargador Maurício Soares era o vice-presidente e corregedor do Tribunal desde junho de 2021. Ele já integrou a Corte Eleitoral mineira na classe de Juiz de Direito em anos anteriores, antes de ser promovido a desembargador pelo TJMG. De março de 2008 a março de 2009, o magistrado foi integrante substituto. Depois, por dois biênios, de maio de 2009 a maio de 2013, ocupou o cargo de membro efetivo da Corte, também na classe juiz de Direito. Ele atuou ainda como ouvidor eleitoral de maio de 2010 a agosto de 2012.