[the_ad id="288653"]

Nova passagem inferior da Avenida Tancredo Neves é inaugurada

FOTO: Fred Seixas

A obra faz parte de um conjunto de obras de mobilidade que estão sendo realizadas pela Vale em parceria com a Prefeitura

GOVERNADOR VALADARES – Visando uma configuração urbana segura, a nova passagem inferior da Avenida Tancredo Neves foi inaugurada nesta quarta-feira (3). A obra foi realizada pela Vale, juntamente com a Prefeitura Municipal, e faz parte dos compromissos exigidos pelo município e assumidos pela empresa na renovação da concessão ferroviária.

A construção da nova via começou no segundo semestre de 2023 e contou com aproximadamente 150 trabalhadores que atuaram nas atividades. A princípio, a ideia é permitir que a circulação de veículos seja exclusivamente por baixo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

CONFIRA COMO FICOU O LOCAL:

IMAGENS: VALE

“É uma obra de mobilidade urbana que vai facilitar todo o tráfego aqui na Avenida Tancredo Neves. Vai ser um tráfego de mão única agora nos dois sentidos e vai propiciar também muita segurança. Assim, quando falamos de segurança, falamos de segurança ferroviária e também a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas que vão estar fazendo a travessia da ferrovia agora em um nível diferente”, salienta Aires Sousa, gerente de construção da Vale.

FOTO: Fred Seixas/DRD

Infraestrutura

A nova infraestrutura conta com 18 postes, refletores e lâmpadas em LED que são acionadas por sensores automáticos; além de uma calçada para pedestres. Sobretudo, entre as Avenidas Moacir Paleta e Sete de Setembro foi construído um muro de proteção e uma ponte.

De acordo com o prefeito de Valadares, André Merlo (União Brasil), a inauguração da via é apenas uma das tantas outras que serão realizadas no município até o início de 2025. “Esse ano a gente está atacando a infraestrutura de pavimentação e também de mobilidade urbana. A cidade cresce todo dia. Agora, com a chegada da Sudene, vai aumentar o volume de veículos e a gente precisa ter um departamento atento. O nosso departamento de trânsito é muito atento e muito técnico. Nós vamos fazer intervenções em muitas regiões e microrregiões da cidade para melhorar o nosso trânsito. E é claro que essas obras da Vale vão nos ajudar a resolver essa questão”, ressalta.

CONFIRA COMO FICOU O LOCAL:

Mergulhão

Outro trecho que está entre os principais planos de obras da Vale é o do Mergulhão, localizado na Avenida Minas Gerais. André Merlo ressaltou que a ideia da mineradora era começar a construção no início do segundo semestre, contudo, o projeto foi alterado para que acontecesse após o período de eleições. “Eles já queriam começar agora, mas o Mergulhão está do lado do Cartório Eleitoral e estamos entrando no período eleitoral. Então foi acordado com eles que, assim que passar a eleição, já inicia as obras. Porque teríamos impacto nesse período eleitoral, principalmente em termos de acesso ao cartório”.

FOTO: Fred Seixas/DRD

Mudanças no acesso

A nova travessia trouxe alterações no trânsito dos bairros Esplanada, Santa Helena, São Pedro e Belvedere. A passagem inferior será em mão única. Sendo assim, a partir de agora, o acesso a partir da Avenida Moacir Paleta, sentido Centro, pode ser feito por meio da nova passagem inferior, seguindo para a Avenida Tancredo Neves e Rua dos Canários. 

Nesse ínterim, a nova ponte servirá de retorno para quem quer acessar a Avenida Moacir Paleta através da Avenida Sete de Setembro. Ela também conta com passeio para pedestres em uma das laterais.

O tráfego na antiga passagem inferior também será em mão única, da Av. Tancredo Neves em direção à  Avenida Moacir Paleta e para a Rua 7 de Setembro, no sentido bairro São Pedro.

Comments 3

  1. Maria da Glória da Silva says:

    Parabéns prefeito pelo centro da cidade e alguns bairros centrais. Lembra o senhor que o o seu saae que foi vendido pela sua administração fez um buraco no portão da minha garagem há cerca de 5 anos, para ligar uma água de frente, até hoje não foi tampado. Eleitora e pagadora de IPTU e taxa de lixo. Maria da Glória da Silva, Rua Antônio Ferreira da Silva, 222 Azteca.

  2. Sem perdão says:

    Porque que não faz a obra com duas pista se acontecer um acidente na passagem para o trânsito todo

  3. Angel says:

    Tem nada de parabéns prefeito, é mais do que obrigação fazer obras que desafoguem estes trânsitos ridículos da capital.🙈🙈🙈 Uma coisa inominável que dá margem a pensamentos como: gestores das maiores metrópoles do mundo pensaram as suas cidades há 50, 40, 30, 20, 10 anos atrás para não atravancarem os trânsitos e nem atravancarem as qualidades de vidas e desenvolvimentos das suas cidades! O que fizeram os gestores de Belo Horizonte nos últimos 50??? Lobbies e coisas piores com por exemplo as empresas de ônibus???? Porquê não há metrô de respeito na cidade? No mundo inteiro há nas metrópoles. Seria ótimo uma profunda investigação! E a Vale e outras não estão fazendo também mais do que a obrigação por deixar como herança aos mineiros buracos, buracos, buracos e mais buracos gigantescos em Minas quando não soterra pessoas e cidades inteiras. E cuidado povo mineiro seus netos não terão água prá beber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM