[the_ad id="288653"]

Nova creche no Jardim do Trevo receberá o nome em homenagem a educadora local 

Nova creche no Jardim do Trevo receberá o nome em homenagem a educadora local 
FOTO: Arquivo / Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), irá inaugurar nesta quinta-feira (21) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Silvia Eva da Silva Souza, no bairro Jardim do Trevo. A nova creche atenderá até 94 crianças em período integral.

A construção da nova creche começou em setembro de 2023. De acordo com a secretaria de Educação, a previsão era de que a conclusão das obras acontecesse no prazo de seis meses, porém a inauguração acontecerá 8 meses depois do que foi planejado. Além da compra do terreno para a construção da nova creche, a Prefeitura estimou um orçamento de cerca de R$ 3 milhões nesta obra. 

A inauguração da unidade atenderá uma demanda reprimida da região. Construída em um terreno de 1.800 m², a creche possui uma área construída de 812,74 m² e oferece um ambiente com salas de aula, playground, lactário, cozinha e espaços administrativos. O CMEI foi projetado para atender crianças de 7 meses a 3 anos e 11 meses, como um espaço seguro e estimulante para o aprendizado e o desenvolvimento infantil.

Homenagem a Silvia Eva da Silva Souza

A creche leva o nome de Silvia Eva da Silva Souza, uma educadora que dedicou sua vida à educação em Governador Valadares. A educadora é natural de Barra do Cuieté, Minas Gerais. Nascida em 1951, iniciou sua jornada na educação aos 20 anos, no cargo de professora em Ouro Preto. Ela também atuou em João Monlevade e chegou a Valadares nos anos 80, onde fixou suas raízes.

Silvia foi professora em diversas escolas do município, incluindo duas no bairro Jardim do Trevo, e atuou como gestora escolar. Sua trajetória de vida e seu compromisso com a educação inspiraram a comunidade local.

Ela se formou em pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e ainda fez diversas pós-graduações. Após passar por um acidente vascular cerebral, que prejudicou sua fala, coordenação motora e escrita, Silvia não desistiu dos estudos. Anos depois, formou-se no curso superior de Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Valadares). Mesmo após a sua aposentadoria, ela seguiu alfabetizando no seu bairro. Silvia veio a falecer em 18 de agosto de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM