O Ministério da Educação (MEC) avaliou o curso de Biomedicina da Univale e a instituição recebeu a nota 5, o reconhecimento máximo concedido pelo governo federal. O curso é um dos mais recentes da universidade, teve início em fevereiro de 2019, e apenas uma turma já se formou. Na avaliação do MEC, ocorrida neste mês, foram analisados indicadores como processo pedagógico, infraestrutura institucional, corpo docente e estrutura do curso.
Coordenadora de Biomedicina na Univale, a professora Daniele da Silva Altera afirma que o reconhecimento do MEC mostra que a universidade é capaz de formar profissionais qualificados e com bagagem científica e tecnológica.
“Nosso curso manteve excelência em todos os critérios avaliados. Isso é fruto de muita dedicação, empenho, esforço e trabalho em equipe. Buscamos sempre proporcionar o melhor aos nossos alunos, na tríade ensino, pesquisa e extensão. E conseguimos realizar tudo isso ao longo desses quatro anos de curso, mostrando com clareza aos avaliadores todos os nossos projetos, atividades e preocupação com a comunidade interna e externa. E sem deixar de ressaltar a tradição da Univale”, comentou a coordenadora.
A nota máxima também foi celebrada pela reitora da instituição, a professora Lissandra Lopes Coelho Rocha. “A gente vê o empenho do curso, dos docentes e vê também a ansiedade dos discentes durante a avaliação. O processo avaliativo é muito importante para nós, porque ele representa o crescimento e a reflexão do curso. Quando vem a nota 5, a gente sente que o dever está cumprido com excelência e a gente está no caminho certo do nosso trabalho”, disse a reitora.
Um diploma respeitado
Para quem está prestes a se formar, a avaliação do MEC é um incentivo para entrar no mercado de trabalho com a certeza de apresentar um diploma respeitado. É o caso do aluno Ulisses José, que se forma neste ano.
“A nota máxima obtida pelo curso de Biomedicina da Univale representa um importante indicador de qualidade e excelência no ensino. Para nós estudantes, que estamos prestes a nos formar e ingressar no mercado de trabalho, a nota revela que escolhemos uma universidade e curso que prezam pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Além disso, mostra que possuímos conhecimento, habilidades e técnicas de qualidade, tendo em vista que essa nota indica que a instituição possui uma infraestrutura adequada, professores capacitados e uma grade curricular atualizada, o que contribui para uma formação mais completa, que nos deixa preparados quanto aos desafios do mercado de trabalho”, declarou o estudante.