[the_ad id="288653"]

No Dia Internacional do Idoso, Univale destaca histórias de superação e aprendizado de dois estudantes do curso de Psicologia

FOTO: Divulgação Univale

Eles fazem parte do público chamado 60+ e receberam dos colegas e professores o apoio e o incentivo que procuravam ao voltar para as salas de aula

GOVERNADOR VALADARES – Destacar as iniciativas que promovem o bem-estar e a inclusão da terceira idade e apresentar histórias inspiradoras de superação, aprendizado e reinvenção profissional. Aliás esses são alguns pontos que merecem atenção no Dia Internacional do Idoso, uma data que busca homenagear e conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público e refletir sobre os desafios do envelhecimento.

Depoimentos

Mas não são poucos os exemplos inspiradores. Como a história de Rozany Brasileiro Vieira (64 anos), ex-professora que decidiu retornar às salas de aula como estudante do curso de Psicologia da UNIVALE. Ela encontrou nos jovens colegas uma fonte de energia e aprendizado.

“Foram trinta anos trabalhando com a educação; a gente nunca encerra. O que me fez chegar até a Psicologia foi justamente minha experiência como professora. Sempre convivi com famílias, crianças e adolescentes. E sentia que faltava o conhecimento para lidar com algumas situações”, afirmou a aposentada. “Conhecimento é sempre bem-vindo em qualquer momento da vida. Não é porque cheguei à terceira idade que devo parar”, concluiu.

O dono da segunda história divide a mesma sala de aula e colegas que Rozany. Ivanor de Tassis, de 81 anos, resolveu se reinventar e sentiu a necessidade de viver novas experiências.

“Tive um acolhimento dos colegas que poderiam ser meus netos e que me mostram diariamente coisas que eu perdi com a idade. Hoje tenho representatividade… Minhas conversas passaram de verticais, com minha família, onde existe a hierarquia, para serem horizontais. Estou no mesmo patamar que meus colegas, conversamos de igual para igual”, afirmou Tassis. 

Dessa forma essas histórias mostram a importância de se reinventar, de aceitar novos desafios, promovendo o bem-estar físico, emocional e social.  A professora Eliza Braga chama a atenção para o ritmo de aprendizado. “A gente pensa que simplesmente por serem mais velhos podem ter dificuldades. Na verdade, eles possuem uma grande experiência de vida. A maturidade é um fator que auxilia. Por mais que possam ter alguma dificuldade em alguma coisa, existem outros aspectos que acabam sobressaindo”. 

Atendimentos multidisciplinares na Univale 

Se trabalhar a mente em sala de aula tem se tornado uma grande terapia e realização de um sonho para os chamados 60+, o corpo também agradece os mesmos cuidados. Em busca de uma vida mais ativa e saudável, Maria de Lourdes Pereira, de 73 anos, realiza diversas atividades propostas pelo Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) da UNIVALE.

A aposentada faz aula de hidroginástica e também recebe atendimento em Nutrição, Fisioterapia e Estética. “Eu vim para o Caige porque estava com dor no joelho, estava com artrose muito forte. Não existe lugar melhor para a recuperação de uma pessoa da terceira idade”, compartilhou.

FOTOS: Divulgação Univale

Nove cursos envolvidos no projeto

Assim como Lourdes, mais 150 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são atendidas pelo Caige, que no mês de setembro completou seis anos de serviços prestados à comunidade. “Temos muito orgulho da nossa história, da nossa trajetória como um espaço acolhedor e humanizado, caracterizado pela abordagem multiprofissional e capacitada para lidar com o envelhecimento enquanto processo, com a velhice enquanto fase da vida e com a pessoa idosa como cidadão de direitos”, afirmou a fisioterapeuta Geane Dutra, responsável pelo Caige. 

Ao todo, nove cursos da UNIVALE estão envolvidos no projeto. Os atendimentos, feitos por alunos extensionistas e com a supervisão de professores, incluem a hidroginástica (Educação Física), horta terapêutica (Agronomia), oficinas do curso de Nutrição, oficinas do curso de Fonoaudiologia, Pilates (Fisioterapia), avaliação da saúde geral (Enfermagem), avaliação e acompanhamento farmacoterapêutico (Farmácia), atendimentos de Estética e Cosmética e também do curso de Medicina. 

O atendimento do Caige é gratuito. Portanto para participar basta ir até o Centro Esportivo da UNIVALE, se cadastrar, passar pela avaliação do curso de Enfermagem e se inscrever nas atividades de preferência, de acordo com a disponibilidade de vaga. Mais informações pelo telefone 3279-5927.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM