[the_ad id="288653"]

Nível do Rio Doce em Valadares diminui após atingir alerta de atenção

Nível do Rio Doce em Valadares diminui após atingir alerta de atenção
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – O nível do Rio Doce, que atingiu a cota de atenção (alerta amarelo) na última terça-feira (31), começou a diminuir ao longo dos primeiros dias de janeiro, trazendo um alívio para os moradores de Governador Valadares.

Queda do Nível do Rio

Na noite do dia 31, o nível do Rio Doce alcançou 1,92 metro por volta das 22h, mas desde então, tem registrado uma queda constante. Na madrugada do dia 1º, o nível já havia saído da cota de atenção, marcando 1,78 metro. Nesta quinta-feira (2), a última medição às 7h indicou que o nível do rio estava em 1,42 metro, conforme os dados da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Nível do rio começou a diminuir ao longo dos primeiros dias de janeiro

Monitoramento e Previsões

De acordo com o Boletim de Alerta do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, não há previsão de aumento no nível do rio nas próximas horas. A Defesa Civil de Governador Valadares permanece monitorando a situação e garante que qualquer mudança significativa será comunicada imediatamente à população.

Histórico de medição do nível do Rio Doce em Governador Valadares

No último dia de 2024, o Rio Doce atingiu a cota de atenção, alcançando 1,88 metro por volta das 9h da manhã. Ainda na tarde de terça-feira (31), o nível subiu para 1,90 metro, entrando na cota de alerta laranja. O aumento foi atribuído às chuvas intensas na bacia do Rio Doce no último final de semana.

As chuvas intensas causaram um aumento rápido no nível do Rio Doce. Os dados do Rio Doce Alerta mostraram que, na segunda-feira (30), às 13h30, o nível do rio estava em 1,52 metro. Na manhã de terça-feira (31), o nível já havia subido para 1,88 metro, atingindo 1,91 metro até o início da tarde.

Parâmetros de Medição

É importante destacar que o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce utiliza parâmetros diferentes dos apresentados pelo Rio Doce Alerta. As informações do aplicativo da Defesa Civil são baseadas na tradicional medição da régua do SAAE, uma metodologia historicamente conhecida pela população, especialmente pelos moradores das áreas ribeirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM