Neste ‘Mês da Mulher’, mamógrafo volta a funcionar em Capelinha

Equipamento, utilizado para a realização de mamografias, passou por manutenção

Na manhã desta quinta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Capelinha confirmou o retorno do funcionamento do mamógrafo – equipamento do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) para mamografias. A secretaria enfatiza que esta máquina é “um importante instrumento na luta contra o câncer de mama”.

Mamógrafo faz parte do processo de recebimento da imagem e impressão do exame de mama – Crédito: SMS – Capelinha

“Amigas do peito”

Então em celebração à chegada do mês de março – considerado o “Mês da Mulher” em razão do dia 8 – a Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade à Campanha Amigas do Peito. A iniciativa consiste na distribuição de informações e ações de prevenção à comunidade. Portanto este movimento tem por objetivo conscientizar a população feminina sobre a importância de cuidar da saúde.

Confira abaixo como será o atendimento a cada público

Dessa forma, mulheres de 50 a 69 anos podem fazer a mamografia de rastreamento. Para isso, basta procurar atendimento no posto de saúde do seu bairro com um médico (a) ou enfermeiro (a).

Mas as mulheres que já identificaram a presença de algum caroço ou assimetria na mama podem realizar a mamografia diagnóstica. No entanto para este atendimento é necessário solicitar a avaliação médica em seu posto, que encaminhará a paciente ao CEAE.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os critérios para atendimento no CEAE são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). Para mais informações, consulte seu posto de referência.

O CEAE de Capelinha está localizado atrás do Pronto Socorro do hospital do município. O telefone é (33) 3516-3720.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência