Na onda verde do Minas Consciente, a Prefeitura de Guanhães publicou o Decreto Municipal 4.796/2021, que dispõe sobre o funcionamento das atividades econômicas locais. O decreto foi emitido no final da tarde de segunda-feira (31) e muda medidas para setores de eventos e de bares, lanchonetes, restaurantes e similares.
A partir de agora, bares, restaurantes, lanchonetes e similares poderão funcionar para atendimento ao público até a meia-noite. Após esse horário, será permitido que esses estabelecimentos realizem entrega em domicílio. Atendimento de clientes em pé ou na porta dos estabelecimentos continua proibido.
O uso de máscaras e distanciamento mínimo de 1,5m continuam sendo obrigatórios. Disposição de mesas e cadeiras nas calçadas ou em qualquer espaço público continua proibida.
Segundo o Decreto, além de seguirem os protocolos do Minas Consciente, os eventos deverão ocorrer entre 7h e meia-noite, respeitando o limite máximo de 50% da capacidade em ambientes fechados, e o limite máximo de 100 pessoas em ambientes abertos, desde que haja controle de fluxo.
Volta às aulas presenciais
O novo Decreto não menciona a volta às aulas na cidade. Mas há duas semanas o Município divulgou uma nota informando que as atividades escolares presenciais em Guanhães devem retornar a partir do dia 20 de setembro – a expectativa é que, até lá, todos os profissionais da educação tenham recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos 15 dias.
O retorno das atividades será no sistema híbrido, ficando a critério de cada família autorizar ou não o retorno dos filhos, que poderão continuar no sistema remoto (com atividades online).