GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta quinta-feira (27), os alunos dos sextos anos A e B do Colégio Franciscano Imaculada Conceição realizaram uma visita guiada no Museu da Cidade, acompanhados pela professora de História Ivy do Amaral.
Durante a visita, os estudantes conheceram o vasto acervo da instituição, que abriga desde artefatos do período dos índios Botocudos na região até objetos antigos ligados a profissões, aparelhos eletrônicos, coleção de moedas e células e outras peças doadas. A professora Ivy destacou a importância da atividade para a compreensão do patrimônio histórico. “Resolvemos oferecer esta experiência aos estudantes, que, após esta atividade, vão criar um museu na escola com objetos de patrimônio familiar”, explicou.
Miguel Teófilo, de 11 anos, contou sua parte favorita da exposição. “Como gosto de tecnologia, a parte de que mais gostei foi a coleção de aparelhos eletrônicos antigos. Todos deveriam vir conhecer o museu, que é muito legal e cheio de coisas interessantes”, disse o estudante.
O gerente do museu, João de Oliveira, ressaltou o compromisso da instituição em tornar o espaço cada vez mais atrativo para a população. “Nosso acervo contém 4.100 peças que contam a história do que foi, do que é e do que será Governador Valadares. A ideia é fortalecer os laços dos valadarenses com a cidade por meio do conhecimento dos nossos pioneiros e dos objetos que os cercavam e faziam parte do seu dia a dia”, afirmou.
Localizado na rua Prudente de Morais, número 711, no Centro, o Museu da Cidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Escolas e grupos interessados em realizar visitas guiadas podem fazer o agendamento pelo telefone (33) 3271-8560.







