[the_ad id="288653"]

Museu da Cidade realiza exposição sobre abolição da escravidão a partir desta segunda-feira

FOTO: Leonardo Morais

A partir desta segunda-feira (15), até o domingo (21), o Museu da Cidade estará realizando uma exposição com o tema de abolição da escravatura. A entrada é gratuita e o evento vai acontecer durante a 21ª Semana Nacional dos Museus. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade onde estão inseridos.

No dia 13 de maio de 1888 a princesa Isabel assinou a Lei Áurea e foi abolida a escravidão no Brasil. Dessa forma, para marcar os 135 anos da abolição, o Museu da Cidade preparou uma exposição de peças do acervo relacionadas ao tema, como grilhões (algemas), coleiras de ferro e um vira-mundo (algema usada para prender os pés e as mãos). Também será exibida uma edição do Diário Popular, de São Paulo, datada do dia 14 de maio de 1888, que dá destaque à promulgação da Lei Áurea.

“Não sabemos a origem exata dessas peças, mas estimamos que elas tenham pelo menos 200 anos. Elas são importantes para lembrarmos os horrores da escravidão e acreditamos que elas possam gerar uma reflexão importante naqueles que vierem conferir a exposição”, comenta o gerente do Museu da Cidade, Josmar Coelho.

O Museu da Cidade fica rua Prudente de Morais, 711, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e sábados, das 9 às 13h. O telefone é 3271.8560.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM