[the_ad id="288653"]

Municípios que alcançaram meta vacinal em 2023 recebem certificação do Governo de Minas

FOTO: Eric Bezerra/MPMG

BELO HORIZONTE – Os municípios que alcançaram a meta de vacinação infantil em 2023 receberam, nessa segunda-feira (22), uma certificação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Governo de Minas. Ao todo, 122 cidades receberam o Selo Ouro e 234 receberam o Selo Prata.

Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 25% em relação ao número de municípios certificados. O Selo Ouro refere-se à cidade que atingir a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças com até um ano de idade. Já o Selo Prata, é entregue ao município que consegue atingir entre dez a 13 vacinas. O selo “Bora Vacinar” visa estimular ações municipais de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal. Dessa forma, pretende-se prevenir o retorno de doenças já erradicadas e evitar novas epidemias.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o Selo Bora Vacinar veio para ficar. “Desde 2023 já houve uma evolução muito grande e continuaremos com essa campanha e esse reconhecimento aos municípios que atingem a meta. Sobre a vacinação, que é uma política de estado que já vem de muitos anos erradicando doenças graves sérias, ocorreu uma desinformação muito grande. Compete agora, o próprio estado brasileiro reverter essa lógica, porque muitos acreditaram no que foi dito”.

De acordo com Fábio Baccharetti, secretário de Estado de Saúde, “esse selo se soma às estratégias já habituais e isso vem trazendo bons resultados. O que nós vamos ver aqui são vários municípios que já atingiram a meta, alguns que já estão atingindo e outros com perspectiva de conseguir garantir essa vacinação. Todo esse esforço é para que não tenhamos doenças já erradicadas, como o sarampo e a poliomielite, de volta”.

Municípios que receberam a certificação

Entre os municípios que receberam o Selo Ouro, estão as cidades de Alto Rio Doce, Entre Folhas, Iapu, Naque, Santa Bárbara do Leste, São Domingos das Dores, Ubaporanga, Vargem Alegre, Frei Inocêncio, São João Evangelista, Santa Bárbara, Águas Formosas e Senador Firmino.

Já entre os municípios que levaram o Selo Prata, estão: Dom Cavati, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Santa Rita de Minas, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, José Raydan, Mendes Pimentel, São Félix de Minas, Pocrane, Alto Caparaó, Raul Soares e Muriaé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM