A SEDESE (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social) selecionou o município de Minas Novas para participar do projeto “Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro”. A iniciativa visa a implantação do serviço de coleta seletiva, a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis e o fomento aos empreendimentos econômicos solidários atuantes; conforme está estabelecido na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Nº 12.305/2010.
No total, 30 municípios de Minas Gerais foram selecionados. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o município vem participando de congressos, fóruns e treinamentos que irão possibilitar um maior conhecimento sobre o tema e aperfeiçoar a implantação do serviço. Dessa forma, trará inúmeros benefícios para o meio ambiente local. O projeto tem o objetivo de movimentar empreendimentos da economia solidária e redes de cooperação atuantes, com resíduos sólidos, constituídos por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.
A ação inclui apoio às prefeituras na articulação de uma rede de atuação com resíduos sólidos e na implantação do sistema de coleta seletiva do lixo. O Estado de Minas Gerais é pioneiro na Política Nacional de Resíduos Sólidos e o projeto chega para somar a outras iniciativas, como a Bolsa Reciclagem, que é uma remuneração paga aos catadores pelo trabalho ambiental que eles exercem.















