Fevereiro começou e o calor intenso parece que veio junto com a chegada do novo mês em Governador Valadares. Nesta quinta-feira (2), os termômetros registraram a mais alta temperatura prevista para o dia de hoje, chegando próximo dos 32ºC. Na parte da tarde, por volta das 17h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a sensação térmica na cidade era de 31,7ºC.
Todo esse calor registrado no segundo dia de fevereiro deverá ser rotina na vida dos valadarenses nos próximos dias. É isso que aponta o boletim informativo com a previsão climática do município para esse mês, divulgado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. A temperatura miníma em fevereiro deve ter média de 21ºC, já a média máxima ultrapassa os 33ºC.
Lembrando que esses números se referem a uma média das temparaturas esperada para o mês de fevereiro. Sendo assim, é possível, e provável, a oscilção dos valores registrados nos termômetros durante os dias, podendo, tanto a temperatura maxíma, quanto a miníma, marcarem valores um pouco abaixo ou acima do que indicado pelos dados do boletim.
Descanso para a capa e o guarda-chuva
Segundo os dados informados no boletim, historicamente, no mês de fevereiro, a região de Governador Valadares registra uma queda brusca no volume de chuva previsto neste período, em comparação a janeiro. Mesmo estando dentro de uma estação chuvosa, no mês de fevereiro prevalece o tempo mais seco. Dessa forma, a previsão é de dias consecutivos sem ou com poucas chuvas.
“A partir deste mês de fevereiro, configura-se o penúltimo mês da estação chuvosa (2022-2023), a qual denomina-se de verão, estendendo-se astronomicamente, até o dia 21 de março. Historicamente apresenta-se com redução brusca de cotas pluviométricas (chuvas) mensais, configurando-se o fenômeno denominado de Veranico Climático, período seco dentro da estação chuvosa. Quanto à temperatura, a tendência é de acréscimo”, trecho retirado do boletim informativo com a previsão climática da bacia do rio Doce.
Diferente de janeiro, o volume de chuva esperado para todos os 28 dias de fevereiro, em Valadares, representa algo próximo da metade do que foi registrado no primeiro mês de 2023, com a previsão de precipitação acumulada de 83,5 mm.
Ainda sim, mesmo com esta previsão do volume de chuva, por volta dos 80 mm, também há a ressalva de que “espera-se uma variação pluviométrica abaixo da média climatológica, com anomalias entre -10 mm a -50 mm de chuva em toda a bacia do rio Doce, possibilitando a expectativa de um mês com ocorrência de Veranico Climático”, trecho retirado do boletim informativo com a previsão climática da bacia do rio Doce.
É importante destacar que a previsão meteorológica trabalha com análise de dados de forma científica, sendo o resultado das informações divulgadas para os próximos dias uma possibilidade. Ou seja, dentro dos dados que apresentam as informações meteorológicas, há diferentes mudanças que podem acontecer de forma repentina e alterar a previsão do tempo.