Após o término do contrato da prefeitura de Governador Valadares com a empresa que fornecia o aplicativo de monitoramento da Nova Zona Azul para os agentes de trânsito, a aplicação de multas na área do estacionamento rotativo foi alterada para o modelo tradicional, através dos blocos de papéis. Mesmo com a mudança na fiscalização da Zona Azul, o serviço de rotatividade de vagas continua funcionando normalmente.
De acordo com a empresa que presta o serviço, o sistema de estacionamento rotativo de Governador Valadares tem contribuído com a ordenação e democratização do fluxo de vagas. “Ao utilizar o aplicativo Nova Zona Azul, disponibilizado para celulares android ou iOS, o motorista consegue encontrar com facilidade cerca de 3 mil vagas espalhadas pela cidade. Vias importantes como as ruas Barão do Rio Branco, Sete de Setembro, rua Bárbara Heliodora integram o serviço”, diz a empresa em nota.
Ressaltou que “além da economia de tempo, a ferramenta disponibiliza mais praticidade aos usuários do serviço na hora do pagamento, que pode ser realizado com cartão de crédito ou débito direto no aplicativo da Nova Zona Azul Valadares; e também por meio do cartão pré-pago, no qual serão creditados valores de R$ 20 e R$ 50 em um cartão adquirido nos estabelecimentos credenciados; e ainda pela forma tradicional de pagamento, com o cartão de estacionamento da Zona Azul, que está disponível em 171 pontos de venda distribuídos na área de abrangência no centro da cidade”.
Concluindo, a nota informa ainda que “para o comércio, a Nova Zona Azul tem se revelado uma medida eficiente, pois facilita o acesso dos consumidores aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço. A rotatividade do estacionamento funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 13h. Vale ressaltar que a fiscalização continua sendo feita na Zona Azul e o tempo máximo de permanência em uma vaga são de duas horas”.