[the_ad id="288653"]

MTG: o estilo mineiro de produzir funk que se espalhou pelo Brasil

FOTO: Divulgação/Big Mac

Conheça o gênero que reúne músicas antigas e atuais em remixes dançantes

GOVERNADOR VALADARES – Em um país onde diversos gêneros musicais se tornam febre, um deles tem chamado atenção nos últimos meses. Autêntico e eclético, o funk MTG, surgido em Belo Horizonte, une remixes de artistas de vários estilos em uma batida animada e envolvente. Nessa semana, a música “MTG – Quem Não Quer Sou Eu”, de DJ Topo e MC Leozin, alcançou o 1º lugar do Brasil Hot 100, ranking da revista Billboard.

Além disso, outras cinco músicas do mesmo gênero ocupam o Top 10 Brasil da plataforma Spotify, evidenciando a ascensão do ritmo. Ainda que inusitado, a sigla MTG vem da abreviação da palavra “montagem”, na qual, o artista monta e produz as músicas reunindo trechos de hits já conhecidos pelo público.

Destaque da cena musical em Valadares, o produtor musical João Gabriel Araújo, mais conhecido como DJ Big Mac, se apaixonou pelo gênero ao ver uma oportunidade de unir músicas de gerações passadas e batidas que fazem sucesso com os jovens da atualidade.

FOTO: Divulgação/DJ Big Mac

“O diferencial hoje em dia do funk MTG é isso. O que diferencia ele dos demais funks é essa oportunidade de trazer o antigo, o nostálgico novamente. Com a cara diferente, num estilo diferente e para a geração de agora. É muito interessante a gente pegar músicas de 20, 30 anos atrás, trazer elas para o nosso estilo e a galera poder curtir as festas, no baile. É remeter ao passado enquanto curte o MTG de uma música antiga, um remix de uma música antiga bem feita, é muito bom”, comenta o DJ.

Atração frequente em inúmeras festas da região, o produtor musical revela que se interessou pelo gênero mineiro em 2020, ao conhecer DJ’s iniciantes que viriam se tornar referências nacionais do MTG. De acordo com o produtor musical, a oportunidade de inovar é o que torna as montagens mais viciantes.

“Surgiu pra mim em 2019, quando eu vi uma montagem do Rio, do DJ 2N de Niterói, na verdade, onde ele misturava várias vozes de MCs que estavam em alta no momento. Mas em 2020 eu conheci as verdadeiras montagens, através do DJ Gui Marques, do Gordão do PC, que já fazia um tipo de MTG já, com várias vozes diferentes, no estilo baile. O tradicional baile da serra, uns beats mais distorcidos e mais dançantes do que o minimalista BH. Tem vários estilos, mas o estilo MTG é mais caracterizado pelo estilo de baile, festa, dançante, pra carro de som”, ressalta.

Big Mac se prepara para o lançamento de uma nova música de trabalho. Unindo as raízes mineiras, ele incorporou às batidas de funk o hit “Ainda Gosto Dela”, uma composição de Samuel Rosa e Nando Reis, que se tornou sucesso com a banda Skank. A produção chegou às plataformas digitais na última quinta-feira (20).

“É inédita. Com participação do MC Marlon PH, que contabiliza mais de 3,1M de ouvintes nas plataformas, e também do MC MK da ZL, dono de vários hits do funk mineiro”, disse com empolgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Balanço Geral desbanca outras emissoras no país

🔊 Clique e ouça a notícia Coluna Na Telinha, do UOL, aponta crescimento do programa em várias cidades do Brasil GOVERNADOR VALADARES – Um dos programas jornalísticos de mais longevidade