O tema deste ano é “Vida em Primeiro Lugar” e conta com a participação de diversos grupos populares da cidade
O Grito dos Excluídos em Governador Valadares está confirmado para este ano. Apesar da pandemia de Covid-19, o ato vai ocorrer no Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro (próxima segunda-feira). As organizações que constroem o ato – Cáritas Diocesana de Governador Valadares, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo – afirmam que vão tomar as providências para garantir o distanciamento social e a segurança de todos os participantes durante a atividade.
Esta será a 26ª edição do Grito dos Excluídos, que sempre ocorre em conjunto com os desfiles em homenagem à Independência do Brasil. Além do tema, o Grito também tem um lema que é: “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”.
Tradicionalmente feito por setores progressistas da igreja católica, aqui em Valadares o Grito também conta com a participação ativa de movimentos sociais dos mais diversos. De acordo com uma das organizadoras, Fernanda Aparecida, o ato vai debater e reivindicar os grandes problemas de Valadares.
“Estaremos com cartazes referentes ao crime da Samarco/Vale contra o Rio Doce, da impunidade de todos esses anos, da não aprovação das assessorias técnicas além da defesa dos trabalhadores, das trabalhadoras da nossa cidade e de toda nossa região”, explica a militante.
O Grito dos Excluídos vai ocorrer na Praça dos Pioneiros, centro de Governador Valadares, a partir das 10 horas da manhã. Vai haver hasteamento da bandeira do Brasil, além da apresentação do Hino Nacional. (Com informações dos organizadores)