IPATINGA – A Vigilância Epidemiológica confirmou a morte de dois homens por febre maculosa, nessa terça-feira (29), em Ipatinga. Segundo a Prefeitura Municipal, as vítimas eram um idoso de 64 anos e um jovem de 29 anos.
Sobre os casos
O primeiro caso que teve a confirmação é do idoso de 64 anos. Ele morava no centro de Ipatinga e morreu no dia 23 de julho de 2023. Enquanto o segundo caso se trata de um jovem de 29 anos. Ele era morador do bairro Bom Jardim e morreu no dia 27 de julho. Ambos praticavam a pesca e tiveram contato com carrapatos no mesmo período, enquanto se encontravam numa lagoa pertencente a um município vizinho.
De acordo com a Prefeitura, a confirmação oficial da febre maculosa foi divulgada depois de uma investigação coordenada pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Ipatinga. O exame de biologia molecular detectável validou o laudo da causa da morte pela doença.
Alerta
A Prefeitura enfatizou que os dois casos acentuam preocupações em relação à prática da pesca na região. A Administração Municipal destaca sobre a importância de ter ação preventiva quanto a situações de exposição a carrapatos. Além disso, a Vigilância Epidemiológica do município está intensificando seus esforços a fim de prevenir futuros casos da doença. Antes de mais nada, a orientação à população para evitar a picada de carrapatos é de usar roupas longas e de mangas compridas, usar repelente e evitar andar em áreas de matas e florestas.
Sobre a doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos. Ela pode causar febre, calafrios, dor de cabeça, dor muscular e manchas na pele. Em casos graves, pode levar à morte.
A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia. Carrapatos infectados transmitem a bactéria ao ser humano. Os carrapatos que transmitem a febre maculosa têm como seu habitat áreas rurais e florestais. Eles podem viver em arbustos, grama e folhas caídas.