RIO DE JANEIRO – Aracy Balabanian, uma das atrizes mais premiadas do Brasil, morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. A atriz foi diagnosticada com câncer no pulmão no ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona Sul do Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, fãs e artistas homenagearam a atriz. Em seu perfil, o ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella se despediu de Aracy Balabanian com a última homenagem. “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre”, publicou o artista.
O ator Sérgio Malheiros também usou seu perfil nas redes para se despedir da atriz. “Não sei dizer em palavras a tristeza que senti ao ler essa notícia. Foi difícil acreditar. Aracy vai ser pra sempre uma referência pra mim. Minha avó na arte e na vida. Obrigado por todos os conselhos, histórias e ensinamentos que fizeram toda a diferença ao longo de todos esses anos da minha vida e carreira”.
A carreira da atriz
Na televisão, Aracy Balabanian participou de diversas novelas e minisséries, incluindo “Mulheres de Areia” (1973), “O Bem-Amado” (1973), “Locomotivas’ (1977), “Sai de Baixo ” (1996), “A Favorita” (2008) e “A Regra do Jogo” (2015).
Ela também participou de diversos programas humorísticos, como “Os Trapalhões” (1974-1990) e “A Escolinha do Professor Raimundo” (1990-1995).
No cinema, Aracy Balabanian participou de diversos filmes, incluindo “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), “Central do Brasil” (1998) e “O Cheiro do Ralo” (2006). Ela também participou de diversos curta-metragens e documentários.