O grupo se apresenta em festas de aniversário, formaturas, casamentos e em outros eventos público e privado
Há seis anos, a banda Momento Black leva pagode e representatividade negra por onde passa. O grupo valadarense, composto por oito músicos, vem ganhando notoriedade e admiração em toda a região Leste de Minas Gerais.
De acordo com o vocalista Fernando Souza, a ideia de criar a banda surgiu em meados de 2014, durante uma brincadeira de amigos. À época, o grupo tinha o apelido de Amantes do Samba. E durou cerca de um ano.
Mas algum tempo depois surgiu uma nova formação com alguns dos músicos da banda anterior, incluindo novos integrantes e um novo nome: Artimanha. No entanto essa banda também chegou ao fim bem rápido.
Então o vocalista decidiu tentar uma última vez. Aí deu certo. Dessa forma, a Momento Black nasceu em 2016 quando Fernando e um amigo começaram a se apresentar no Contêiner, próximo ao GV Shopping.
A dupla, que, na época, só fazia um acústico com voz e violão, foi convidada para um evento no Ibituruna Shopping. “Chamei uns caras pra tocar com a gente e começamos a divulgar nosso nome”, relembrou Fernando.
Movimento antirracista
Ainda de acordo com o vocalista, o nome do grupo foi escolhido em representação ao movimento antirracista. “O negro sempre foi colocado como inferior, sempre esteve em segundo plano. Eu queria falar sobre direitos e pensei: ‘agora é o momento dos pretos’”.
Atualmente, além da gestão, Fernando comanda a voz do conjunto. A banda ainda é acompanhada de Diego (cordas), Felipe (contrabaixo), Joab (cavaco), Luan (pandeiro e percussão), Maycon (pandeiro e caixa), Rodrigo (percussão geral) e Vitor (violão).
O grupo se apresenta em festas de aniversário, formaturas, casamentos e em outros eventos público e privado. E, inclusive, já passou por várias regiões do Leste de Minas, como Conselheiro Pena, Coroaci, Engenheiro Caldas, Galileia, Inhapim e Itanhomi. Além de já ter aberto shows de bandas nacionais e da dupla João Neto e Frederico.
Agora, com músicas autorais, como ‘Fala Verdade’, a Momento Black pretende gravar um EP. “Queremos levar nosso trabalho para todo o Estado. E, num futuro próximo, para todo o Brasil. Já temos a pedra, que é nosso dom, só falta lapidarmos”, revela.
De acordo com os integrantes, a responsabilidade é muito grande. “Além da força que o nome carrega, às vezes somos o sorriso e a alegria de muita gente. Tentamos dar o melhor pro público, não só por viver disso, mas por amar o que fazemos e para agradecer a galera que tirou um tempinho pra estar ali prestigiando a gente”, finaliza.