Ela compõe a paisagem natural da Ibituruna, cartão postal mais famoso da cidade, mas o que pouca gente sabe é que a instalação da imagem de Nossa Senhora das Graças, disposta no ponto mais alto de Valadares, foi incentivada por Cirene Albergaria, primeira-dama do município durante os mandatos do ex-prefeito Raimundo Albergaria.
Como forma de reconhecimento pela importante contribuição que deu à cidade, ela será homenageada, dando o nome a um mirante no pico da Ibituruna, nesta quinta-feira (19). O descerramento da placa do “Mirante Cirene Albergaria” acontecerá às 10h no local – próximo à imagem de Nossa Senhora das Graças -, em solenidade aberta à comunidade. Recentemente, o espaço recebeu melhorias, que poderão ser apreciadas por turistas e visitantes.
Uma das opções para chegar ao pico da Ibituruna é usando ônibus coletivo que sai do Centro (ponto da Fadivale) às 8h30 e sai do pico às 11h. Durante a semana também está disponível o horário de 14h45, com retorno às 17 horas. Nos finais de semana o ônibus passa pelo ponto da Fadivale às 8h30 e sai do pico 12 horas; e 14h30, com retorno às 17h30. De 2017 até agora, mais de 80 mil pessoas já fizeram esse percurso usando essa linha de ônibus.
Sobre o monumento
A Santa, como é popularmente conhecida, faz parte de um complexo tombado como Patrimônio Histórico do município em junho de 2001, composto, ainda, por uma capela. É um dos espaços mais procurados pelos visitantes para fotografias. Segundo o “Inventário da Oferta Turística – Sebrae”, a imagem de concreto possui 24 metros de altura e está instalada sobre um pedestal de 10 metros. O trabalho de montagem levou três meses para ser finalizado, sendo iniciado em 28/10/1962 e encerrado em 27/01/1963.