Foram inauguradas, na quarta-feira (27), as novas instalações do presídio de Jequitinhonha. Para oficializar as novas mudanças do local, após as reformas, houve uma solenidade. O evento conta com diversas autoridades da região, principalmente, as que atuam na Segurança Pública.
Novas estruturas
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após a melhoria, o presídio conta com novo refeitório, escola, sala de atendimento odontológico, espaço de assistência social, paredes pintadas, além de uma quadra de esportes revitalizada. O promotor de Justiça da comarca Daniel Campos representou o MP na solenidade. Ele aproveitou o momento para ressaltar a importância desta reforma na melhoria da saúde e reinserção social dos reeducandos.
“Com a implementação do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário no local, com a vinda de profissionais da saúde, além de todas as melhorias da estrutura, podemos dizer que o presídio se tornou uma referência na região para a implementação efetiva dos direitos dos reeducandos”, afirma.
Trabalhos para ressocialização e remissão da pena
Ainda de acordo com o MP, para a realização das obras, houve a seleção de 14 detentos por apresentar bom comportamento e aptidão. Além das novas instalações, foi construída uma fábrica de blocos, onde estes e outros reeducandos poderão trabalhar.
Portanto, segundo o promotor, tais atividades serão consideradas num contexto de ressocialização e de remissão da pena: “O papel do Poder Público não é tão somente impor deveres aos presos, mas também resguardar os seus direitos”.