Ministério da Saúde alerta para baixa adesão à vacina contra a Influenza, disponível na rede pública de saúde

FOTO: Freepik

A vacina da Influenza (gripe) já está disponível nas unidades de saúde do município. A campanha, que tem como objetivo reduzir as complicações causadas pelas infecções causadas pelo vírus, agora, com a autorização do Ministério da Saúde (MS), abrange toda a população com mais de seis meses de idade.

Contudo dados do Ministério da Saúde mostram que a adesão do imunizante tem caído nos últimos anos. Em 2019 e 2020, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 91% e 95%, respectivamente. Já em 2021, a queda no índice de vacinação refletiu em 72% do público-alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu apenas 68%.

Já o número de mortes pela doença, ainda conforme o Ministério da Saúde (MS), aumentou 78% nos últimos dois anos. Em 2021, 901 pessoas perderam a vida para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela Influenza, e, em 2022, o número de mortes registradas foi de 1.612.

 “A campanha é realizada todos os anos com o intuito de reduzir as complicações causadas por infecções pelo vírus da Influenza na população de forma geral. A decisão do Ministério da Saúde de ampliar o acesso da vacina a toda a população se deu a pedido dos municípios e estados, que alegaram uma baixa procura dos grupos prioritários pela vacina”, explica a coordenadora do Setor de Imunização de Valadares, Márcia Cordeiro.

Márcia reforça que o aumento de casos de Influenza registrados nos últimos anos também reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, além de economizar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo principal da vacina é sempre salvar vidas; e, claro, também diminuir as internações, complicações e mortes em função da doença. E isso, consequentemente, faz com que as pessoas não se aglomerem nos hospitais, evitando assim a propagação do vírus, bem como gerando menos riscos e gastos de recursos como remédios”.

É importante destacar que a vacina contra a Influenza pode ser administrada juntamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Covid-19, pois não há contraindicação para a aplicação concomitante de ambas as vacinas.

Para receber a vacina é necessário comparecer a uma sala de vacinação portando um documento com foto e a caderneta de vacinação. Cada unidade de saúde tem seu próprio horário de funcionamento, de acordo com a disponibilidade da equipe.

FOTO: Freepik

A vacina está disponível para toda a população com mais de 6 meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM