Nessa segunda-feira (30), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu um comunicado informando que um mineiro preso pela Interpol em Portugal será extraditado. Ele estava foragido da Justiça após ser condenado, em 2022, a seis anos de reclusão por tentativa qualificada de homicídio, em Joanésia, município do Vale do Aço. O crime aconteceu em 2016.
A extradição acontece a partir da Difusão Vermelha, uma ferramenta de cooperação para cumprimento de mandado de prisão internacional. No último dia 27, a Interpol já havia informado sobre a captura e a prisão do homem condenado.
O promotor de Justiça Bruno César Medeiros Giardini, autor da Ação Penal que resultou na condenação do réu, em 2022, pediu à juíza da comarca a inclusão do nome do foragido na Difusão Vermelha, com sigilo até o cumprimento do mandado. Após isso, o pedido segue para a Superintendência da Polícia Federal, representante da Interpol em Minas Gerais.
O homem continuará detido em um presídio de Portugal até ser extraditado para o Brasil devido ao processo ter trânsito julgado, portanto, não há possibilidade de recurso.