[the_ad id="288653"]

Minascon 2021 aposta na inovação para aliar produtividade e sustentabilidade

Maior evento da cadeia produtiva da construção em Minas Gerais será de 22 a 25 de novembro

Minascon, o maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, chega a sua 18ª edição em 2021 investindo na inovação para o setor. O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e pelo Sebrae Minas entre os dias 22 e 25 de novembro, contará com uma programação on-line rica e diversificada, com conteúdos técnicos, seminários e congressos segmentados, além de dois concursos: “A Ponte” e “Mãos à Obra”.

 A grade de eventos do Minascon 2021 está sendo construída e terá foco em apresentar a inovação como chave para que as empresas da cadeia produtiva do setor possam ganhar em produtividade e ser cada vez mais sustentáveis. “Com investimento em pesquisa e desenvolvimento, é possível transformar os sistemas construtivos para que sejam mais ágeis e contem com materiais que tenham tecnologia embarcada. Isso vai trazer produtos melhores e mais baratos para o consumidor final”, afirma o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMGTeodomiro Diniz

O industrial explica que diversos segmentos da construção estão investindo de forma sistemática para que os materiais utilizados nas obras sejam mais eficientes e seguros, com destaque para os setores de cimento e aço. “A evolução tecnológica é muito clara e o Brasil está em uma posição importante no mundo quando falamos de habitação popular. Quando se investe em pesquisa, é possível construir, sempre, com ganhos de produtividade e oferecendo preços competitivos para produtos de qualidade”, reforça Diniz. 

Ele conta que o país tem posição de destaque global quando se trata de habitação para baixa renda e, agora, pode avançar na mecanização dos canteiros de obra e na construção industrializada – aquela em que estruturas são fabricadas em plantas industriais e montadas no local da edificação. “Há espaço para ganharmos em produtividade nos setores corporativo e em construções para pessoas de renda mais alta”, afirma Diniz, pontuando que o setor vem trabalhando para melhorar sua atuação no quesito sustentabilidade, utilizando para isso os preceitos da Economia Circular e da redução do impacto de suas operações na emissão de carbono.

“A construção foi um dos cinco segmentos que menos apresentaram queda de faturamento (30%).No mesmo sentido, o setor fechou o ano com o saldo de empregos maior que o período anterior a pandemia: 136,5 mil empregos, quase metade (47%) das vagas geradas pelas micro e pequenas empresas no ano. Mesmo assim, é essencial que esses negócios estejam atentos às tendências, novas tecnologias e, principalmente, à digitalização do setor. O Minascon é uma boa oportunidade para que essas empresas se atualizem, troquem experiências e conheçam novas estratégias que podem ser adotadas para atingir melhores resultados em cenários cada vez mais incertos”, explica o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho

A programação do Minascon 2021 apresentará conteúdos que englobem esses pontos, para conferir a empresários, técnicos e especialistas condições de aplicar conhecimentos transformadores para o setor da construção. 

Programação –Já estão confirmados para o Minascon 2021 a realização do Seminário Megatendências Innovation Talk, do Seminário do Vidro, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG), e do Congresso de Materiais, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). 

Durante o evento acontecem também os Concursos “A Ponte” e “Mãos à Obra”, no qual será conferido o Prêmio Gustavo Charlemont – uma homenagem ao incansável trabalhador do setor elétrico falecido em maio deste ano. Fiemg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM