[the_ad id="288653"]

Minas Gerais tem aumento de 14% em multas por uso do celular na direção

A infração gravíssima está em décimo sétimo lugar em Valadares

No ano passado, a cada hora, 17 motoristas foram multados em Minas Gerais por usar celular enquanto dirigiam. Os dados são da Polícia Civil do Estado. Contudo, em Valadares essa infração está em décimo sétimo lugar. As multas mais frequentes no município são: transitar na via com velocidade superior a 20% do permitido, estacionar em locais proibidos e avançar o sinal vermelho.

Segundo Weber Lopes, diretor do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário, as infrações por excesso de velocidade são as mais frequentes. “As multas de excesso de velocidade são campeãs em Valadares. Fazemos campanhas educativas constantemente, alertando sobre acidentes de trânsito e as consequências”, disse.

De acordo com dados do Departamento de Transportes, em 2021, Valadares emitiu 30 mil multas. Dessas, 26% são por transitar com excesso de velocidade até 20%, 11% por estacionar em desacordo com a regulamentação de carga e descarga, 9% por avançar sinal vermelho e 5% por estacionar em local proibido.

Avançar o sinal vermelho, seja do semáforo ou da parada obrigatória, é multa de trânsito gravíssima, no valor de R$ 293,47, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação. Estacionar em vagas exclusivas de deficientes ou idosos e usar o celular enquanto dirige também são infrações gravíssimas, tendo como consequências o mesmo valor e perda de pontos.

Já transitar com velocidade superior a 20% e estacionar em local proibido para carga e descarga são consideradas multas médias, com valor de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na carteira, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Uso do celular enquanto dirige

Minas Gerais registrou, no ano passado, um aumento de 14% de multas por manuseio de celular na direção. Segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), 156.404 pessoas foram multadas por essa infração.

Em média, 428 multas foram emitidas pelo uso indevido do celular, por dia. De acordo com Weber, além de o motorista estar colocando sua vida em risco, é irresponsável também pelas outras pessoas. “O uso do celular pode acarretar acidentes graves. Coloca em risco outras pessoas, principalmente os pedestres”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM