[the_ad id="288653"]

Minas Gerais recebe primeiras doses da vacina contra a dengue

Minas Gerais recebe primeiras doses da vacina contra a dengue
FOTO: Fábio Marchetto/ SES-MG

BELO HORIZONTE – Minas Gerais recebeu nesta quinta-feira (22) as primeiras doses da vacina contra a dengue, a Qdenga. São 78.790 doses que serão usadas para iniciar a imunização de crianças de 10 e 11 anos.

As vacinas chegaram à Central Estadual da Rede de Frio e serão distribuídas para 22 municípios das regiões de saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.

“Minas Gerais começa a gerenciar a vacinação, com a primeira dose, das crianças de 10 e 11. Posteriormente serão vacinadas aquelas com 12, 13 e 14 anos. Mas é importante esclarecer que as vacinas são uma estratégia de proteção de médio e longo prazo. Para o momento crítico que estamos vivendo, ainda é necessário investir em outros cuidados, como não deixar água parada e procurar as unidades de saúde ao menor sinal de dengue”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Minas Gerais recebe primeiras doses da vacina contra a dengue – FOTO: Fábio Marchetto/ SES-MG
De acordo com a Secretaria de Saúde, a escolha dos municípios levou em consideração:
  • Ter ao menos um município com mais de 100 mil habitantes;
  • Alta transmissão de dengue no último período sazonal;
  • Maior predominância do sorotipo DENV-2.
Municípios que receberão a vacina:
  • Região de Coronel Fabriciano/Timóteo: Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo D’água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo.
  • Região de Belo Horizonte/Nova Lima Caeté: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.

Casos de arboviroses em Minas

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, até esta quinta-feira (22), Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue. Desse total, 93.059 foram confirmados para a doença. Até o momento, há 36 óbitos confirmados por dengue no Estado e 155 estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 29.864 casos prováveis da doença, dos quais 19.256 foram confirmados. Até o momento, cinco óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM