O Governo de Minas se reuniu, nessa quarta-feira (22), com representantes do consulado dos Estados Unidos na primeira reunião do Grupo de Trabalho do Memorando de Entendimento que reforça a relação de cooperação entre o Estado de Minas Gerais e o Escritório da Embaixada dos Estados Unidos. O encontro foi promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), por meio do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias, e pela Assessoria de Cooperação Internacional da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
O memorando de entendimento foi assinado em março deste ano e tem como objetivo, além de reafirmar a relação de colaboração entre Minas e Estados Unidos, delinear parâmetros de cooperação nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas, segurança pública, comércio e investimentos. O Grupo de Trabalho é intermediado pela Seplag-MG e conta com a participação das secretarias de cada uma das áreas temáticas tratadas.
“Estamos muito gratos e honrados em construir essa parceria e fortalecer essa relação que é estratégica para o Governo de Minas”, comentou o secretário adjunto da Seplag-MG, Luís Otávio Milagres de Assis.
Desenvolvimento de projetos
A coordenadora do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias, Patrícia Hilário, explicou que o evento marca o início dos trabalhos com a apresentação de metodologia do Grupo de Trabalho. “O objetivo é desenvolver projetos e cooperação nas áreas prioritárias elencadas e, também, discutir sobre melhores práticas, serviços, tecnologias e modelos de replicabilidade”, disse.
Além dos representantes da Seplag-MG, da Sede-MG e das demais secretarias envolvidas no Memorando, estiveram presentes na reunião a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez, a especialista em Diplomacia Pública do Escritório da Embaixada dos EUA na capital mineira, Cynthia Rocha, o conselheiro Comercial do consulado dos EUA em São Paulo, Joel Reynoso, e a especialista do Serviço Comercial dos EUA no Escritório da Embaixada em BH, Vânia Resende.