BELO HORIZONTE – A partir desta quinta-feira (2), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), disponibiliza 10 mil vagas diárias para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em todo o estado. A medida dobra a capacidade de atendimento em relação ao início de 2024.
Desde janeiro de 2024, mais de 300 funcionários foram treinados para atender à crescente demanda. Ajustes operacionais, como a redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, foram implementados, possibilitando a ampliação dos horários sem comprometer a qualidade. Além disso, os sistemas responsáveis pela emissão da CIN receberam melhorias tecnológicas, garantindo mais estabilidade e eficiência.
Atualmente, as UAIs contam com 53 unidades espalhadas pelo estado. Desde o início oficial da emissão da CIN, em 27 de dezembro de 2023, Minas Gerais se consolidou como líder nacional, com mais de 2 milhões de carteiras emitidas nos mais de 400 Postos de Identificação da PCMG.
Como agendar o atendimento
Os interessados em emitir a nova identidade devem agendar atendimento previamente, de forma gratuita, pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com um prazo de agendamento de até dez dias. Em situações de urgência comprovada, é possível solicitar agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco“.