O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 foi realizado no último domingo (14) e, ao todo, 75,4% dos 489.958 inscritos estiveram presentes na aplicação das provas, um número positivo se comparado ao atual cenário vivido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
Além da saída de mais de trinta membros da equipe técnica do Inep, o instituto ainda enfrentou as condições adversas impostas pela pandemia do coronavírus, que influenciaram na redução do número de participantes, sendo – 8,6% em relação ao exame anterior.
Nesta edição, o Enade avaliou concluintes de 8.009 cursos das 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Cursos avaliados
Os cursos avaliados a nível bacharelado foram: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
Já os cursos a nível licenciatura foram: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.
Se estiver pendente, atenção aos prazos
Os inscritos que não compareceram por algum motivo previsto no edital têm o prazo do dia 16 de dezembro a 21 de janeiro para solicitar a dispensa na prova, cuja ausência pode acarretar o impedimento da colação de grau do estudante.
Além disso, já está disponível o Questionário do Coordenador de Curso. O documento, que coleta informações segundo a visão e o perfil do coordenador do curso, serve como um importante complemento à avaliação feita pelo Enade e deve ser enviado até o dia 26 deste mês.
Ambos procedimentos são realizados por meio do Sistema Enade.