Membros do CMDCA tomaram posse na manhã ontem

Cerimônia reuniu representantes da sociedade civil e do governo no auditório da Prefeitura

Mais do que ter um assento no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Valadares, os novos membros – empossados na manhã de ontem, 05, no auditório da Prefeitura, têm o compromisso de se manterem ativos, trabalhando e lutando para propor políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes e fiscalizando para que as leis que tratam desses direitos sejam cumpridas. Além, é claro, de representarem a sociedade (no caso dos conselheiros não-governamentais) e de atuarem em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com as demais Secretarias Municipais e com todo o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente do município.

“Nosso trabalho não é só ser eleito e nomeado. Precisamos atuar não só como conselheiros, mas também participar das Comissões. Desejo, então, que os novos conselheiros assumam e nos ajudem a desempenhar este papel tão importante para as crianças e adolescentes do nosso município”, defendeu o conselheiro suplente reeleito, Anselmo Nunes Nascimento.

Papel este tão significativo quanto o voto, já que também representa um ato de cidadania, segundo Mariana Diniz, Promotora de Justiça da Vara da Infância e Adolescência de Valadares. “Os senhores, conselheiros não-governamentais, estão representando cada família, cada valadarense, cada criança que não pode estar aqui hoje. Por isso, peço que os senhores estudem cada caso, pesquisem, se interessem, procurem conhecer e saber sobre os recursos do FIA e assuntos relacionados às nossas crianças e adolescentes. Aproveito para parabenizar os empossados e reforçar o diálogo com o Ministério Público”, afirmou Diniz.

E por falar em trabalho, a presidente do mandato anterior do CMDCA e secretária municipal de Assistência Social, Jackeline Araújo, lembrou dos desafios que os conselheiros eleitos terão pela frente e se colocou à disposição para dialogar, colaborar e firmar parcerias. “Precisamos ter um olhar diferenciado e com muito amor para nossas crianças e adolescentes, porque delas depende o futuro do nosso país”, destacou ela.


O chefe de gabinete da Prefeitura de Valadares, André Zan Ramos, compareceu à cerimônia representando o prefeito André Merlo e o vice David Barroso e falou sobre a importância do diálogo para a gestão. “O prefeito André gosta de ouvir as instituições, a sociedade civil, as secretarias, e os cidadãos. É extremamente importante ter essa resposta da sociedade e isso pode ser feito através dos Conselhos. Esperamos que os Conselhos sejam atuantes, sejam uma espécie de “ponte” na formulação de políticas públicas, que sejam parceiros e, principalmente, representem o direito das crianças e dos adolescentes”, pontuou ele.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM