Uma bela homenagem foi prestada pela Beneficência Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), ao médico José Pedro Vieira, diretor e fundador do Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO). Dr. José Pedro trabalha há 30 anos com atendimento humanizado a pacientes com câncer de Valadares, bem como mais 84 municípios da região do Vale do Rio Doce pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A parceria possibilitou a formação de um complexo hospitalar que viabilizou o credenciamento do HBS como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia, oferecendo tratamento com equipamentos de última geração. Um sonho que se tornou realidade. “A parceria que surgiu no ano de 1992 nos faz recordar de muitas histórias, dos sonhos que tivemos lá no início e que com o passar dos anos vimos serem realizados. Histórias de conquistas, alegrias, projetos e também de erros, lutas e muitos desafios. Lutamos por aquilo que acreditamos e hoje temos o orgulho de ser o Hospital do Câncer de Governador Valadares”, discursou Renato Fraga, conselheiro da BSBS, com os olhos marejados, ao ler a placa.
José Pedro agradece a homenagem
José Pedro Vieira agradeceu aos familiares, colegas de trabalho e colaboradores por acreditarem nos projetos e sonhos e por ajudá-lo nas conquistas. “Obrigado, Hospital Bom Samaritano por ter me acolhido ainda quando era apenas um projeto hospitalar e um amontoado de tijolos. Obrigado, sócios, parceiros, colegas, colaboradores, pacientes e amigos por acreditarem na seriedade do nosso trabalho e compromisso com os mais necessitados. Sem vocês, nada faria sentido”, afirmou o médico emocionado com a homenagem recebida.
Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 74 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 84 municípios de todo o Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 22 anos. Mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do câncer de Governador Valadares). É considerado um Complexo Hospitalar. Tem cerca de 1.440 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve, em 2021, 88,53% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS, o que reforça seu caráter filantrópico. Os outros 11.47% de atendimentos restantes, aliás, são de convênios, particulares e filantropia.
De acordo com o Relatório de Gestação da mantenedora de 2021, os números mostram 8.054 internações hospitalares e 310.479 atendimentos ambulatoriais.
Residência médica
O Hospital Bom Samaritano conta, ainda, com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Intensivista, Oncologia Clínica e Oftalmologia. Além de convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Ou seja ambos para garantir espaço de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto à comunidade onde está inserido.
É considerado referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Ouvido Biônico, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia. Sendo todos os serviços credenciados pelo SUS. Bem como administra a UPA 24h, considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).