[the_ad id="288653"]

Médico Cícero Moraes lança obra literária de ficção ‘Triângulo de Homens e Estrelas’

FOTO: Ana Paula Assis

Enredo do livro narra fatos históricos ocorridos na virada dos séculos XIX e XX

GOVERNADOR VALADARES – Triângulo de Homens e Estrelas. Este é o nome do mais novo livro lançado pelo médico ortopedista Cícero Moraes. O texto é de estilo leve, de fácil compreensão, com um pouco de tensão nas aventuras, mas que apresenta certo lirismo em momentos específicos, aspectos que combinados têm o poder de prender a atenção do leitor do início ao fim.

FOTO: Ana Paula Assis

Baseado em acontecimentos históricos ocorridos entre os séculos XIX e XX, o enredo narra a vida de três homens, avô, pai e filho, cujos nomes são Vega, Deneb e Altair. Importante destacar que estes são nomes de estrelas, sendo cada uma delas, a mais brilhante dentro de sua respectiva constelação. Este ponto configura um aspecto de destaque que tende a instigar a curiosidade de quem viaja pelas páginas da obra.

A questão intimista do texto, segundo a dedicatória, narra o caminho percorrido pelos antepassados do autor que emigraram de Portugal, passaram pelo interior capixaba, passando pela cidade de Alegre, chegando à antiga Figueira do Rio Doce, cuja evolução e desenvolvimento foi impulsionada pelas levas de emigrantes que por aqui chegavam em busca de novas oportunidades e pensamentos de visionários.

Cícero, que além deste, também é autor de outros três títulos literários, afirma que escrever um livro é sempre um desafio, principalmente quando a experiência no mundo da literatura é pequena e o tempo escasso.

“Esta obra foi escrita no meu consultório, entre o curto espaço de tempo dos atendimentos, ou no fim do expediente. Foi uma experiência interessante, com muitas consultas ao Google, sem a moderna Inteligência Artificial, onde pude estudar, escrever, e agora, compartilhar um pouco de história e geografia, ligadas a um período importante da nossa colonização”, resumiu o autor.

Outro ponto à parte que chama a atenção do leitor é a capa. Trata-se de uma criação idealizada pela irmã do autor, Nilcéa Leal de Moraes, que além de médica, também é artista plástica.

Nilcéa se baseou numa clássica pintura do artista holandês, Vincent van Gogh, chamada Noite Estrelada, desenvolvida em 1889, e que faz parte do acervo permanente do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) nos Estados Unidos.

Observando a capa, o leitor pode conferir um triângulo de estrelas e três montanhas que Cícero Moraes descreve como sendo o Pico do Itacolomi, localizado em Ouro Preto, o Pico da Bandeira, nos limites entre Minas Gerais e Espírito Santo e, claro, a nossa majestosa Ibituruna.

O autor é membro pleno da AVL (Academia Valadarense de Letras). Ele ocupa a cadeira 21 e tem como patrono o poeta Augusto dos Anjos. Os outros livros por ele escritos são Memórias de Um Menino da Roça, Celeiro de Memórias (poesias) e Manual de Ortopedia para Generalista.

Aos que desejarem adquirir o título, os exemplares podem ser encontrados na sede da AVL, que funciona na rua Marechal Deodoro, 759 (anexo ao Centro Cultural Nélson Mandela), Centro.

 A expectativa é que mais à frente, Triângulo de Homens e Estrelas também seja disponibilizado nas plataformas digitais de leitura.

Um ponto importante a ser destacado é que toda a renda obtida através da comercialização da obra será revertida à instituição Missão Vida, que tem como propósito principal acolher, prestar apoio e reinserir à sociedade pessoas em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM