A entrega das medalhas para os atletas que completaram as provas do Desafio Bike e Corrida Rústica GV 83 anos estava agendada para esta semana, mas por causa de um imprevisto com a empresa fornecedora das medalhas, a data foi modificada. Os atletas podem retirar as medalhas nos dias 12, 15 e 16 de março na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), no horário de 14 às 18 horas. A SMCELT fica na rua Afonso Pena, 3.269, Centro. Para retirar a medalha, o atleta precisa comprovar que completou o percurso escolhido na inscrição.
O período para realizar as provas do Desafio Bike e da Corrida Rústica foi entre 22 e 28 de fevereiro. Devido a pandemia, as duas competições tiveram o formato modificado para não ter aglomeração, e cada atleta escolheu o dia, a hora e o percurso, desde que fosse marcado o tempo por meio de aplicativos.
Na Corrida Rústica, os corredores tinham a opção dos percursos de 5 km, 10 km, 15 km e 21 km. Já no Desafio Bike, os trajetos eram 25 km, 50 km e 75 km.
De acordo com a LM Assessoria Esportiva, organizadora do evento, foram feitas 160 inscrições para as duas provas. Um dos atletas participantes foi o valadarense João da Cruz, que já tem o costume de participar de eventos de corrida e bike. Ele realizou as duas provas no último domingo (28), na Ilha dos Araújos.
De acordo com João da Cruz, ele aproveitou para fazer um duathlon, juntando o tempo das duas provas, mesmo que essa modalidade não tivesse presente nas competições oficialmente. “Fiz o percurso de 30 quilômetros e iniciando com o percurso de 25 quilômetros de bike. Em seguida fiz mais cinco quilômetros correndo a pé, em torno da Ilha dos Araújos. Fiz o tempo de 1h53m17. Devemos notar que esta prova exige muito do atleta”, disse.