BRASÍLIA – A partir desta terça-feira (22), o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abre as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa vai selecionar 130 propostas de cursinhos populares gratuitos, voltados à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares que dão acesso ao ensino superior.
O período de inscrição vai até 6 de maio, pelo portal Prosas. O edital de chamada pública nº 1/2025 foi publicado nesta terça-feira (15), e está disponível no site da Fiocruz. Terão prioridade cursinhos que ainda não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A lista com todos os inscritos será divulgada no dia 7 de maio, no portal oficial do MEC.
Apoio para estudantes de baixa renda
Com foco em estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, a CPOP quer oferecer suporte técnico e financeiro para fortalecer o acesso de jovens ao ensino superior. A iniciativa contempla negros, indígenas e pessoas com deficiência, priorizando a equidade e a inclusão educacional.
As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e ao conteúdo programático do Enem, com carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, será necessário oferecer atividades complementares, como ações de promoção da saúde, cidadania, e formação antirracista e anticapacitista.
Investimento e impacto
De acordo com o Ministério da Educação, o investimento inicial da Rede é de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2024-2025, beneficiando até 5.200 estudantes em todo o país. Até 2027, o investimento total chegará a R$ 99 milhões, com apoio a 324 cursinhos populares em diversas regiões do Brasil.
O que é a CPOP?
A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) foi lançada em 10 de março de 2025, por meio do Decreto nº 12.410/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta surgiu para fortalecer a preparação gratuita para o Enem, combater desigualdades históricas e ampliar a ocupação das vagas nas universidades públicas, principalmente federais.
Os objetivos da CPOP incluem:
- Fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
- Oferecer formação direcionada ao Enem;
- Ampliar o acesso de negros, indígenas e pessoas com deficiência ao ensino superior;
- Estimular o interesse dos jovens pelo Enem, que voltou a crescer em 2023;
- Contribuir para a ocupação plena das vagas nas universidades federais.
Como participar
Interessados devem inscrever seus projetos pelo portal Prosas até o dia 6 de maio. As propostas selecionadas vão integrar a Rede Nacional e contar com suporte para sua atuação durante o ciclo de 2024-2025.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Fiocruz ou no portal do Ministério da Educação (MEC).