Entre os dias 18 a 20 de junho, estudantes e profissionais de diversas áreas participaram do “Ideathon: Desenvolvendo soluções na área da saúde”, maratona de inovação promovida pelo Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Governador Valadares (IFMG-GV) e apoiada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Valadares.
O Ideathon consiste em uma competição voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras em desafios predefinidos. O evento simula a fase de criação de uma ideia através da dinâmica de grupos, que geram um projeto de negócio de atuação na temática determinada. Nesta primeira edição, as soluções foram voltadas para o setor de saúde.
O evento contou com a participação de quatro equipes e 44 participantes, com premiações para os três primeiros colocados. A equipe campeã, “CFIT”, desenvolveu a solução “sistema de alertas via IoT”, que, por meio de wearables (equipamentos vestíveis) e IoT (internet das coisas), possibilita monitorar os pacientes em enfermarias, reunir e tratar os dados obtidos e emitir alertas em monitores distribuídos nos hospitais e para celulares da equipe de atendimento. A solução é de baixo custo, o que permite otimizar o atendimento e os recursos nas unidades de saúde.
Gabriela Veras, engenheira eletricista e membro da equipe vencedora do Ideathon, ressaltou a importância do evento no processo de aprendizagem, de validação do negócio e do contato com mentores de diversas áreas: “A Cfit vai incorporar muito do que foi desenvolvido durante o Ideathon e em breve apresentará ao público um produto inovador que mudará a forma como pensamos o monitoramento da nossa própria saúde”, enfatizou Veras.
Tatielle Menolli, professora do IFMG-GV e membro da comissão organizadora do evento, destacou o esforço para a aplicabilidade real das propostas desenvolvidas ao final do evento, através de mentoria pela Saúde Ventures e participação no programa de pré-aceleração da COTEMIG Startups. “Tornar o ambiente de inovação maduro requer articulação e proximidade entre as esferas públicas e privadas, tal qual aconteceu neste evento e demanda o fortalecimento da cultura de empreendedorismo e inovação local”, ressaltou Menolli.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, professor Hilton Manoel, destaca que “Valadares é um polo regional de saúde, tem um enorme potencial nessa área, é a cidade do interior do país com o maior número de startups na área de saúde e bem-estar, e a realização do Ideathon é excelente para incentivar ainda mais a solução das demandas desse setor”.
Equipes premiadas:
1º lugar – CFIT
Solução: Sistema de alertas via Internet das Coisas, mantendo dados, em tempo real, de pacientes internados.
Equipe: Gabriela Veras, José Glebson Alecrim, Marcus Vinícius e Ester Vieira.
2º lugar: Informe Prévio Atendimento – IPA
Solução: Diminuição de tempo de espera de atendimento em pronto socorro, através da manutenção de dados históricos dos pacientes.
Equipe: Dyennerson Franca, Renato Henrique e Riam Lopes.
3º lugar: Quick Help
Solução: Sistema de orientação de pacientes a prontos-socorros de acordo com o atendimento médico necessário e o tempo de espera para atendimento.
Equipe: Heitor Miguel, Gabriela Schatnner, Rafaela Schatnner, Cauã Brazil e Othavio Ferraz. (Informações da Prefeitura de Valadares)