GOVERNADOR VALADARES – Buscando medidas preventivas ao período chuvoso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realiza trabalhos de manutenção nas bocas de lobo (BL) do município. A princípio, o objetivo é garantir que as BL tenham um funcionamento adequado a vazão da água e evitando pontos de alagamento.
Atualmente, o município conta com dois caminhões hidrojato para auxiliar no serviço. Neste ano, as equipes já estiveram presentes em quase 50 bairros. A SMOSU informou que, por dia, aproximadamente, são realizadas até dez manutenções. Sobretudo, o trabalho se faz necessário para o escoamento das águas pluviais, evitando o risco de inundações.
De acordo com o engenheiro civil responsável pela ação, Cristiano Kuhlkamp, o funcionamento dessas estruturas é essencial para que as vias públicas se mantenham conservadas. “A importância das bocas de lobo é conduzir as águas pluviais para a rede de drenagem, que está na parte subterrânea da via. Cada equipe é formada por quatro funcionários que se revezam no serviço de limpeza que, inicialmente, é feita manualmente, com o auxílio de ferramentas. Após a retirada do lixo, algumas bocas de lobo demandam o auxílio de um caminhão hidrojato, que possui em sua estrutura um tanque de água e um reservatório para sucção e limpeza das bocas de lobo. Depois de desobstruir a rede, as manilhas são jateadas, o que possibilita a lavagem delas sob pressão”, explica.
Entretanto outro ponto levantado pelo engenheiro é a importância da conscientização da comunidade. Segundo a equipe, há o costume de encontrar garrafas de plástico, pedras e vários outros objetivos descartados irregularmente pelos cidadãos.
“Durante o serviço de limpeza, encontramos de tudo. Por isso, contamos com a ajuda da população, evitando jogar lixo nas ruas e até mesmo diretamente nas bocas de lobo. Todos precisamos colaborar”, comenta.