Manifesto Pró-Corredor Logístico Rota 381 dará o norte do movimento lançado por lideranças regionais

Deputada federal Soraya Manato (PSL) se comprometeu em apresentar no Congresso projeto denominando Barra de São Francisco a Capital Nacional do Granito

Um manifesto lido pelo jornalista José Caldas da Costa, condutor do evento de lançamento do Movimento Rota 381, na manhã dessa sexta-feira, 5, e um pequeno discurso da deputada federal Soraya Manato (PSL) marcaram o encerramento da reunião virtual, mas deixaram acesa a chama da luta pela duplicação da BR-381 entre São Mateus (ES) e Governador Valadares (MG). Soraya Manato prometeu se empenhar no Congresso para que Barra de São Francisco seja denominada, por lei, a Capital Nacional do Granito. 

MANIFESTO PRÓ-ROTA 381 será lido e assinado por todos os atores que participaram do evento e outros que deverão se aliar ao projeto de construção de um corredor logístico entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e os portos de São Mateus, trazendo uma nova perspectiva econômica para os dois Estados, particularmente as regiões leste e nordeste de Minas e o norte do Espírito Santo. 

Idealizado pelo prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), o Movimento Rota 381 ganhou a adesão de importantes lideranças políticas mineiras, como o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), o deputado federal Hercílio Diniz (MDB/MG) e também do Espírito Santo. Apenas o prefeito de São Mateus, Daniel do Açai, um dos polos do projeto, não participou do evento, mas incumbiu seu secretário de Planejamento, Hassan Resende, de hipotecar apoio ao movimento. 

Primeiro a se manifestar, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, disse que tinha conhecimento do projeto de construção do complexo portuário de São Mateus e da ferrovia entre São Mateus e Sete Lagoas, na RMBH, passando pela cidade que administra.

Merlo falou do desafio que as lideranças da região leste de Minas já enfrentam, na luta pela continuidade da duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares e hipotecou apoio ao movimento, colocando-se à disposição para debater estratégias que transformem em realidade o corredor logístico Minas/Espírito Santo, capitaneado pela Petrocity.

“A Prefeitura de Governador Valadares se coloca à disposição desse projeto”, disse ele lembrando que no Brasil, primeiro se produz, se viabiliza economicamente as coisas para depois pensar em logística e esse projeto está fazendo o contrário. 

Afinidade econômica

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), por sua vez, destacou que o movimento não é dele, mas sim de toda a região e que Minas e Espírito Santo têm grandes afinidades sociais e econômicas, o que facilita a união em torno do desenvolvimento desse corredor logístico que virá também mudar o perfil atual, onde a Vale é a única empresa que domina a exploração do transporte ferroviário entre os dois Estados. 

Dos Anjos salientou a importância da Petrocity nesse processo de descentralização da logística e ressaltou que todos serão beneficiados com o novo corredor logístico. O prefeito lembrou ainda que foi em sua primeira gestão como chefe do Executivo Municipal, há 30 anos, que Barra de São Francisco deu o primeiro passo em direção à exploração e produção do granito, hoje, o grande carro chefe da economia francisquense e regional, com a implantação do primeiro polo industrial do município. 

“Estivemos em Dubai há algum tempo e vimos lá o nosso granito, utilizado no aeroporto local, um dos mais modernos do mundo. O granito é e continuará sendo a nossa principal fonte de renda e geração de empregos e, junto com Minas somos os maiores produtores e exportadores de granito do país”, destacou. 

José Roberto, CEO da Petrocity

Petrocity

O principal orador do evento, José Roberto Barbosa da Silva, CEO da Petrocity, fez importante detalhamento de todos os projetos que compõem o mix de logística a ser implantado entre Minas e Espírito, que inclui, portos, ferrovia, condomínios residenciais, marina, portos secos ao longo da ferrovia e destacou que todo esse conjunto depende muito da duplicação da BR-381 entre São Mateus e Belo Horizonte e que, no momento, a luta conjunta precisa focar na duplicação do trecho entre São Mateus e Governador Valadares, que será também o primeiro trecho da Estrada de Ferro Minas Espírito Santo (EFMES), a ser construído margeando a 381. 

Ao final do evento, ficou o compromisso de que todos estarão unidos em torno da formalização de uma associação Pro Corredor Rota 381 a ser criada e constituída por municípios e empreendedores com o propósito de acompanhar o movimento, bem como elaborar propostas e estratégias de sua atuação e ampliação. (Weber Andrade – Tribuna Norte Leste)

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