O governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, assinou decreto 47.844/2020, que modifica a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde. Manhuaçu será a sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS), com 34 municípios sob sua jurisdição.
A mudança afeta diretamente a antiga Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Manhumirim. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais nesse sábado (18), a sede administrativa permanecerá em Manhumirim até “a integralização dos procedimentos necessários à sua transferência para o município de Manhuaçu”.
O decreto, ainda, faz outras alterações na estrutura da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e estabelece o prazo de sessenta dias para a mudança e ajustes.
A área de abrangência da SRS/Manhuaçu envolve cerca de 400 mil habitantes e 34 municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Carangola, Chalé, Conceição de Ipanema, Divino, Durandé, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Pocrane, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia, Taparuba e Tombos.