Pelo segundo ano seguido, o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro vai passar em branco em Governador Valadares. Tradicionalmente, escolas municipais, estaduais, colégios militares, bandas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o Exército, entre outros grupos, participam do desfile na avenida Minas Gerais. Neste ano, porém, ainda por conta da pandemia, a Prefeitura de Valadares decidiu não realizar o desfile. O Município confirmou que irá transmitir em suas redes sociais o desfile do ano de 2019.
O cancelamento do desfile de 7 de setembro, organizado anualmente pela Prefeitura, afeta o calendário cultural da cidade. Todos os anos, centenas de pessoas participam do desfile, colorindo a avenida Minas Gerais. Em nota, a Prefeitura de Valadares explicou os motivos do cancelamento do desfile presencial.
“Mais que uma data histórica, o Dia da Independência, comemorado em sete de setembro, reacende o espírito cívico dos brasileiros e é um verdadeiro reencontro com nossas raízes. Este ano, apesar do saudosismo, será um ano apenas de recordações e de memória afetiva. É que, para continuarmos preservando a vida dos valadarenses, o tradicional desfile de 7 de setembro não acontecerá de maneira física este ano.
A decisão foi tomada em razão das preocupações com o controle da pandemia de covid-19 no município, visto que o desfile costuma atrair cerca de 10 mil pessoas para a avenida. Em vez de realizar o desfile físico, serão transmitidas nas redes sociais da Prefeitura lembranças do desfile de 2019 e uma programação exclusiva preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). A expectativa é que no ano que vem o Município volte a celebrar a data, quando a situação da pandemia melhorar, para que o desfile possa voltar para a avenida mais uma vez para celebrarmos o patriotismo.”
SECOM/PMGV
Mais uma vez sem a presença da bateria da Escola Municipal Santos Dumont na avenida Minas Gerais
A bateria da Escola Municipal Santos Dumont é um espetáculo à parte em todas as edições do desfile do 7 de Setembro em Governador Valadares. Assim como em 2020, o ano de 2021 não terá a presença da fanfarra “Batida do Bem” alegrando o desfile.
Figura querida por todos os alunos e professores da E. M. Santos Dumont, o professor Luiz Carlos, mais conhecido como mestre Lu, lamenta mais uma vez não poder ensaiar e desfilar com os alunos. “Chegar à sala e ver aquele monte de instrumento parado é de doer o coração. Infelizmente, a pandemia nos tirou o que a música mais representa, que é a alegria, a aglomeração de pessoas felizes. Todos os dias os alunos não param de perguntar sobre o desfile, mas a gente tem que explicar que não teremos novamente. Já são mais de 40 anos que a fanfarra faz a alegria de muitos eventos em Valadares, e sentimos falta de tudo isso. A gente espera que em 2022 possamos retornar”, disse.
Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares
De acordo com com o subtenente Valdeci Avila, chefe de instrução do Tiro de Guerra em Valadares, não haverá programação cívica no Dia da Independência. “As Forças Armadas não participarão das comemorações relativas à Semana da Pátria, por determinação do Ministério da Defesa, em razão das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus”, afirmou o militar.
Foto: Divulgação Prefeitura