O programa do Ministério da Saúde possibilita a ampliação do atendimento, funcionando assim 12 horas por dia
Com a pandemia de coronavírus, a busca por atendimento em unidades de saúde se multiplicou. Com isso, as unidades de Governador Valadares precisaram se adaptar e encontrar formas de fornecer aos cidadãos um atendimento ágil e de qualidade.
As Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) dos bairros Pérola e São Pedro foram as primeiras a aderir ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Agora, a cidade ganha mais atendimentos com o programa, atingindo assim outras 6 ESF’s, que vão funcionar das 7 às 19 horas (12 horas por dia = 60 horas semanais) com equipe de profissionais formada por enfermeiro, médico, técnico em enfermagem, entre outros.
Confira os endereços das ESF’s que integram o Programa Saúde na Hora:
– ESF Jardim Pérola I, II, III e IV (Avenida Engenheiro Humberto Tavares Chagas, nº 78, Jardim Pérola);
– ESF São Pedro I, II e III (Rua Pastoril s/n – São Pedro);
– ESF Esperança e Nossa Senhora das Graças (Rua Pirapora, 351 – Maria Eugênia);
– ESF Mãe de Deus I e II (BR-116, s/nº – Mãe de Deus);
– ESF Nova JK I e II (Rua 2, nº 422 – JK II);
– ESF Novo Horizonte e Vitória (Rua B, s/nº – Novo Horizonte);
– ESF São Raimundo I e II (Rua da Mica, 70);
– ESF Vila dos Montes (Rua Fernão Dias, nº 750 – Vila dos Montes).
Sobre o programa
O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em 2019. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde, além de: ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população; diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares; ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal; fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária; reduzir custos em outros níveis de atenção; investir mais recursos da União para Atenção Primária à Saúde; dar suporte aos municípios para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional causada pelo coronavírus.