[the_ad id="288653"]

Maio Amarelo 2025 convida motoristas e pedestres a desacelerarem: “Seu bem maior é a vida”

Maio Amarelo 2025 convida motoristas e pedestres a desacelerarem: “Seu bem maior é a vida”
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – O mês de maio começou com um importante convite à reflexão: desacelerar. Essa é a mensagem central da Campanha Maio Amarelo 2025, lançada oficialmente em Governador Valadares na manhã da próxima terça-feira (6), na Praça da Estação. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida” e o subtema inédito “Mobilidade humana, responsabilidade humana”, a campanha deste ano quer mais do que conscientizar sobre regras de trânsito: ela quer mudar comportamentos.

A proposta é clara. O trânsito não é apenas uma questão de carros, motos, sinais e faixas. É sobre pessoas. Sobre como lidamos com o tempo, com o outro e com as pequenas escolhas que podem fazer toda a diferença — inclusive entre a vida e a morte.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu em 2011, após a ONU instituir a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Desde então, o mês é marcado por ações coordenadas entre poder público e sociedade civil com foco na redução de acidentes. Em Valadares, a campanha mobiliza dezenas de parceiros e leva atividades às ruas, escolas, igrejas, centros de saúde e até bares.

Mobilidade além do trânsito

A edição 2025 chama atenção para um conceito ampliado: mobilidade humana. O termo busca colocar as pessoas no centro da discussão sobre trânsito, reforçando que ruas, calçadas, ciclovias e cruzamentos devem priorizar vidas — e não apenas fluxos de veículos.

“É preciso entender que no trânsito não basta chegar. É preciso que todos cheguem com segurança”, destaca o Departamento de Transportes e Trânsito da Prefeitura. A proposta é gerar empatia e responsabilidade, especialmente entre motoristas, motociclistas e ciclistas, mas também entre pedestres.

Programação começa com blitz e simulação de frenagem

Entre os dias 1º e 10 de maio, a campanha realiza uma série de ações educativas e preventivas, com destaque para a simulação de frenagem que ocorrerá durante a abertura oficial, na Praça da Estação, às 8h45 da terça-feira (6). Antes disso, na sexta-feira (2), haverá blitz educativa nos bares da cidade, a partir das 19h, buscando alcançar o público em momentos de lazer — locais onde, muitas vezes, se iniciam atitudes que levam a acidentes.

No dia 5, o estacionamento da Prefeitura será palco de uma palestra educativa sobre prevenção de acidentes. A programação segue durante toda a semana com mais palestras, ações em escolas, terminais rodoviários e um passeio ciclístico no bairro Santa Rita, no dia 10.

A cada semana, novas atividades poderão ser incluídas, conforme adesão de novos parceiros. A agenda completa será divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Valadares.

Confira abaixo a programação do Maio Amarelo (1° ao dia 10 de maio):

  • 2/5 (sexta-feira) – A partir das 19h –  Blitz Educativa nos bares da cidade
  • 5/5 (segunda-feira) – 8h – Palestra educativa de prevenção de acidente no trânsito / Local: estacionamento do prédio da Prefeitura
  • 6/5 (terça-feira) – 8h45 – Abertura Oficial da Campanha Maio Amarelo 2025 / Local: Praça da Estação
  • 7/5 (quarta-feira) – 8h30 – Palestra educativa de prevenção de acidentes de trânsito para os motoristas do programa de Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) / Local: Banco de Alimentos de Governador Valadares (Av. Luiz Gonçalves Lessa, 12 – São Raimundo)

14h – Transitolândia / Local: Colégio Franciscano Imaculada Conceição

  • 8/5 (quinta-feira) – 8h30 – Blitz Educativa / Local: Av. Euzébio Cabral (em frente ao Mart Minas)
  • 9/5 (sexta-feira) – 8h – Ações de conscientização no Terminal Rodoviário de Valadares 
  • 10/5 (sábado) – 15h – Passeio Ciclístico / Local: Comunidade Santa Clara – Bairro Santa Rita

A união que salva vidas

A campanha em Valadares reúne um verdadeiro time em prol da vida no trânsito. Entre os parceiros estão secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DER-MG, PRF, ANTT, universidades, escolas, hospitais, autoescolas, igrejas e empresas privadas.

Essa rede atua não apenas nas ações de rua, mas também no planejamento e na promoção da educação para o trânsito como política pública. O envolvimento da sociedade é essencial para que a mensagem não fique restrita ao mês de maio, mas se torne um compromisso permanente.

Para participar

Todos os eventos da campanha são gratuitos e abertos ao público. A organização convida escolas, entidades e empresas a aderirem ao movimento e proporem ações próprias dentro da temática da campanha. A ideia é que cada cidadão se torne um multiplicador da mensagem do Maio Amarelo.

Afinal, desacelerar é mais do que reduzir a velocidade no volante. É olhar para o outro, respeitar o tempo de cada um e entender que nenhuma pressa justifica o risco de uma vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira