[the_ad id="288653"]

Localizações de pessoas desaparecidas em Minas aumentam 25% no primeiro trimestre de 2025

Localizações de pessoas desaparecidas em Minas aumentam 25% no primeiro trimestre de 2025
FOTO: PCMG

BELO HORIZONTE – Minas Gerais registrou aumento no número de localização de pessoas desaparecidas entre janeiro e março deste ano. De acordo com dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), foram 1.572 localizações no primeiro trimestre de 2025, uma média de 17 por dia. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 25,2% — em 2024, o estado havia registrado 1.256 pessoas localizadas, ou 13 por dia.

A capital mineira, Belo Horizonte, também apresentou resultados positivos. O número de pessoas encontradas pela Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD) aumentou 31,4% no período, com 385 localizações em 2025, frente a 293 no ano anterior.

Segundo a delegada Ingrid Estevam, chefe da DRPD, esse resultado é reflexo de ações estratégicas implantadas pela unidade. “Desde o início de 2024, ampliamos o atendimento pelo 0800 2828 197, responsável por receber denúncias sobre desaparecimentos, e também intensificamos as diligências. Tais ações estratégicas, felizmente, nos deram um retorno altamente positivo em relação às localizações”, destacou.

Registro de localização é essencial

A Polícia Civil reforça que, após a localização de uma pessoa desaparecida, é fundamental que a família ou a própria pessoa (caso seja maior de idade) procure uma delegacia da Polícia Civil ou da Polícia Militar para registrar oficialmente a localização.

“Muitas pessoas, mesmo sendo orientadas sobre a necessidade do registro de localização, deixam de fazê-lo. Com isso, o desaparecimento continua vigente nos sistemas policiais, o que pode gerar constrangimentos e impedimentos, como eventual abordagem policial e negativa ao solicitar segunda via de documento, por exemplo”, alertou a delegada.

Esse tipo de omissão também afeta diretamente os indicadores da PCMG. “Nossos números de localizações, que já são muito bons, poderiam ser ainda melhores se as pessoas desaparecidas ou as famílias registrassem essas localizações. Isso porque, oficialmente, a PCMG somente pode considerar uma pessoa localizada quando o registro de localização é concluído”, finalizou.

A população pode colaborar com informações sobre desaparecimentos ou localizações por meio do 0800 2828 197, canal gratuito e sigiloso da DRPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM