Primeira competição do ano será de categorias de base e começa no fim de fevereiro
GOVERNADOR VALADARES – Em 2023, a Liga de Futebol Amador (LFA) voltou a movimentar os gramados espalhados pela cidade. O retorno do Campeonato Amador – após 10 anos de paralisação -, as Copas Cinquentão e Sabadão e o Campeonato Distrital foram apenas alguns dos torneios organizados pela associação. Agora, focados em fazer 2024 ser ainda mais agitado, a Liga se organiza para se dedicar e prestar apoio aos pequenos craques das divisões de base.
A Copa de Base será o pontapé nos torneios organizados pela Liga este ano. A abertura dos jogos da competição está prevista para acontecer no final deste mês, no dia 24 de fevereiro. Wellington Araújo, atual presidente da LFA, explica que a ideia de promover uma copa para jogadores de categoria de base surgiu por acreditar no potencial dos jovens atletas valadarenses.
“É uma novidade que, se Deus quiser, vai dar tudo certo. A nossa intenção é fazer esses meninos se destacarem e serem vistos. A nossa cidade tem jogadores bons de bola, temos meninos que são craques. Só falta a oportunidade. E o interessante dessa Copa sub-15 e sub-17 é que a gente vai ter olheiros de times profissionais olhando alguns jogadores, e a intenção é que alguns deles sejam aproveitados, que se destaquem e que algum time possa chamá-los para dar uma oportunidade de ser um jogador profissional”, pontua.
Portanto os pequenos craques de categorias menores e seus familiares já podem ficar atentos às próximas datas esportivas da Liga. Wellington revelou que, posteriormente, haverá um torneio para a garotada um pouco mais nova. “Vamos fazer a Copa Kids, voltada para o sub-9, sub-11 e sub-13. Essa vai ser a primeira vez que a Liga vai realizar uma competição do tipo e tudo este ano ainda”, disse.
Quinze competições no ano
O retorno do Campeonato Amador e a realização do Campeonato Distrital trouxeram ainda mais ânimo para os atletas amadores de Valadares. De acordo com o presidente, a ideia inicial para este ano é que a LFA promova aproximadamente 15 competições. “Em 2024, se tudo der certo no nosso cronograma, vão ser em torno de 15 campeonatos realizados o ano todo. Estamos trabalhando em algumas novidades e tem tudo pra ser um ano maravilhoso pra todo mundo”.
Trem Bala e Coopevale
Outro nome já conhecido pelos boleiros valadarenses é o do Valadares Esporte Clube. Neste ano a equipe disputará a terceira divisão do Campeonato Mineiro. “O VEC vai participar da terceira divisão e, com isso, vamos ter um fato inédito que será o Campo da Liga recebendo alguns jogos da terceirona. Vamos fazer algumas mudanças ali e tudo vai ficar certinho. É importante porque será de muita utilidade não só pra mim, como presidente da Liga, mas também para todos nós amantes do esporte”, ressalta Wellington.