[the_ad id="288653"]

Laboratório Criativo oferece aulas gratuitas de captação e edição de vídeos

Professor Pedro Portella — FOTO: Reprodução/Filmes de Quintal

GOVERNADOR VALADARES – Tem vontade de aprender mais sobre produção audiovisual? Por meio do Laboratório Criativo você pode ter essa oportunidade. Aprovado nos editais da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG), o projeto vai oferecer, entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro, oficinas de formação com foco na captação e edição de vídeos, ministradas pelo professor Pedro Portella, no Céu das Artes, em Valadares.

Sobre o projeto

Serão 20 horas de aulas presenciais, divididas em 4 encontros, que acontecerão em dois fins de semanas: 26 de 27 de outubro e 16 e 17 de novembro, das 15h às 20h, no Céu das Artes, localizado na Av. Presidente Tancredo Neves, no bairro Santa Efigênia.

Na primeira parte do projeto, os alunos acompanharão aulas expositivas participativas, que fornecerão um panorama geral sobre o tema, seguidas por atividades práticas individuais e coletivas. Já nos últimos dias de oficinas, ocorrerá a etapa de edição para os participantes complementarem o conteúdo desenvolvido.

A partir dessa metodologia, a capacitação busca disponibilizar aos alunos um conjunto de ferramentas, tanto para o aprimoramento do registro audiovisual, quanto para sua análise, organização, arquivamento e disponibilização. Como o projeto fornecerá os materiais necessários, não é necessário levar nenhum equipamento.

Alunos da primeira edição do projeto, que aconteceu em maio e junho deste ano, na Casa de Cultura Kumbuca. — FOTO: Divulgação

Para transmitir um olhar ainda mais sensível e especializado aos alunos, as oficinas serão conduzidas pelo professor de audiovisual Pedro Portella, graduado em Artes Visuais e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de doutorando no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Especialista em formações de cinema para povos originários, Portella já trabalhou em parceria com mais de 30 povos indígenas em projetos que utilizam o audiovisual como ferramenta artística de luta. Sendo assim, os alunos do Laboratório Criativo terão a chance de aprender diretamente com um profissional que possui grandes experiências na bagagem.

Inscrições

O público-alvo do projeto são produtores amadores que desejam se desenvolver tecnicamente para evoluir a execução de suas produções audiovisuais. No entanto, todos os maiores de 18 anos interessados na área podem se inscrever. 

Serão ofertadas 10 vagas, seguindo critérios de seleção inclusivos, em que 50% das vagas serão prioritárias para pessoas negras, 10% das vagas para pessoas indígenas, 10% para pessoas LGBTQIA+, observando também paridade/diversidade de gênero, e o restante para ampla concorrência. Será emitido certificado para os que concluírem 75% das aulas.

Para se inscrever, basta acessar o formulário de inscrição, preencher com o seu nome, e-mail, telefone, endereço, data de nascimento, raça, gênero, área de atuação, e responder a pergunta “Qual é a sua motivação em participar da oficina?”.

As inscrições ficam abertas até o dia 20 de outubro e o resultado será divulgado nas redes sociais do projeto @criativogv.

Confira como foi a última edição:

Em maio e junho deste ano, o Laboratório Criativo promoveu as oficinas gratuitas de “Fotografia para Vídeo e Cinema” e “Captação e Edição de Vídeos”, também financiadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, porém advindos do Governo Federal, através da prefeitura de Governador Valadares. Confira abaixo o que os alunos da primeira edição do projeto acharam das oficinas:

Além do professor Pedro Portella, as oficinas realizadas no primeiro semestre foram ministradas também pelo roteirista de cinema Elizeu Mol. Como resultado, os alunos produziram o curta “O Som da Traição”, roteirizado e dirigido por Elizeu, que foi exibido em 6 de julho, na 1ª Mostra Audiovisual de Governador Valadares. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Shakira anuncia show em São Paulo

🔊 Clique e ouça a notícia GABRIELE KOGA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Shakira irá trazer a turnê Las Mujeres Ya No Lloran para o Brasil. A cantora anunciou, nesta