Justiça Eleitoral esclarece recolhimento de urnas eletrônicas em Valadares

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um grande volume de urnas eletrônicas sendo colocadas dentro de um caminhão na cidade de Governador Valadares. O registro do vídeo foi realizado nessa segunda-feira, 21 de novembro, na região central. 

Vídeo registra momento em que urnas eletrônicas são colocadas dentro de caminhão em Valadares – Crédito: Reprodução/ Redes Sociais 

Usuários de redes sociais estão compartilhando o vídeo com legendas e comentários que sugerem algum tipo de irregularidade em relação ao transporte das urnas eletrônicas. Alguns usuários que reproduziram o vídeo em suas contas da rede social Twitter levantaram teorias sobre a retirada das urnas e questionaram a movimentação relacionada ao transporte dos equipamentos. O vídeo, em si, mostra apenas a movimentação das urnas.

Sobre o vídeo, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou ao DRD que se trata “de procedimento padrão de recolhimento das urnas após o fim das eleições, para retorno ao Centro de Apoio do Tribunal, na Região  Metropolitana de Belo Horizonte”. 

A Justiça Eleitoral também esclareceu que, após o período eleitoral, as urnas eletrônicas são transportadas para um depósito único, onde são mantidos todos os equipamentos de Minas Gerais. 

“Os mais de 55 mil equipamentos permanecem nesse local fora do período eleitoral, sob vigilância 24h, onde passam por testes e manutenção frequentes. Em anos de eleição, como em 2022, as urnas são distribuídas a todas as zonas eleitorais do interior com pelo menos dois meses de antecedência do 1º turno, para que seja possível cada ZE (Zona Eleitoral) fazer a carga das urnas e a organização das seções eleitorais nos municípios sob sua jurisdição”, informou o TRE-MG.

Em relação ao vídeo que está circulando nas redes sociais sobre a retirada de urnas eletrônicas de Governador Valadares, o Tribunal Regional Eleitoral também esclareceu que “no dia 21 de novembro foram recolhidas as urnas das zonas eleitorais 118 e 119. No dia 22 foram recolhidas as urnas da 318ª ZE. Todo o trabalho foi supervisionado por servidores da Justiça Eleitoral”.

Um dos servidores, identificado no vídeo como Rubens Júnior, é um dos chefes do Cartório de Valadares e estava apenas supervisionando a transferência das urnas quando começou a ser gravado por populares.

De acordo com o TRE-MG, o recolhimento das urnas eletrônicas das 853 cidades mineiras começou no dia 7 de novembro e está previsto para terminar no dia 7 de dezembro. Tanto a remessa das urnas para os cartórios quanto o recolhimento dos equipamentos são feitos por empresa contratada por licitação, utilizando caminhões com monitoramento por GPS e também da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Rodoviária Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM